Evento

Desfiles de 7 de setembro são cancelados em todo o Estado

Decisão se deu pela catástrofe vivida no Vale do Taquari. Em Pelotas, previsão aponta chances de até 100 mm de chuva e ventos com mais de 75 km/h

(Foto: Ítalo Santos) - Previsão de chuva intensa e vento forte motivaram a decisão

*Atualizado às 20:40

A Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) informou que as 22 cidades da região decidiram cancelar os desfiles de 7 de setembro devido à previsão de fortes chuvas. No início da noite de quarta-feira, o Estado informou que todos os demais municípios gaúchos também cancelaram em decorrência do clima de consternação que se fez no Rio Grande do Sul após as mortes provocadas pelas enchentes em diversas regiões.

Em Pelotas, após reunião realizada na manhã de quarta-feira, a Liga de Defesa Nacional de Pelotas decidiu pelo cancelamento do Desfile Cívico Militar do Sete de Setembro. Em nota oficial, o presidente da entidade, André Luís Borges Pereira, comunicou ao comando da 8ª Brigada da Infantaria Motorizada sobre a medida tomada em comum acordo com a Defesa Civil do Estado, Defesa Civil do Município e Prefeitura em função da previsão meteorológica que prevê muita chuva para esta quinta-feira. “A decisão foi para salvaguardar as instituições e a população de Pelotas que sempre prestigia o evento.” Pereira estava apenas no aguardo dos boletins meteorológicos publicados pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológica da UFPel, a partir da tarde desta quarta-feira se inicia a variação de nebulosidade. Na quinta-feira, uma área de baixa pressão que estará localizada sobre o Uruguai e a Argentina, ganhará intensidade, formando um ciclone extratropical, trazendo pancadas de chuva com trovoadas.

Devido a previsão, assim como Pelotas, as outras 21 cidades da Zona Sul cancelaram os desfiles previstos para esta quinta-feira (7).


Confira o vai funcionar no feriado da Independência

Para o feriado nacional comemorativo aos 201 anos da Independência do Brasil, dia 7 de Setembro, serviços essenciais em Pelotas permanecerão funcionando. Já na sexta-feira, quando as repartições municipais estarão em ponto facultativo instituído pelo Decreto 6.773/2023, a Prefeitura garantirá o funcionamento das áreas prioritárias.

Saúde
* Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) - aberto 24 horas à rua Barão de Santa Tecla, 834.
* Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal - atendimento ininterrupto à avenida Ferreira Viana, 2.231.
* Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) - atendimento 24 horas. Contato pelo telefone 192.
* Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Atendimento Imediato (Ubais) Navegantes e Lindoia - não abrirão no feriado do dia 7 e no facultativo do dia 8, retornando aos atendimentos, nos horários habituais, na segunda-feira (11). A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população que, nos casos de necessidade, as referências são a UPA Areal e o Pronto-socorro, ambos com atendimento ininterrupto.
* Hemocentro Regional - não atenderá na quinta, na sexta-feira e no fim de semana para coleta de sangue, retornando na segunda-feira (11) a partir das 7h30min. A distribuição para estabelecimentos hospitalares de Pelotas e região será mantida 24 horas.
- Farmácia Central e distritais - estarão fechadas no período de quinta-feira a domingo retornando às atividades na segunda-feira.

Assistência Social
* Casa de Passagem - atendimento 24 horas na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, à rua Dona Darcy Vargas, 212, Navegantes. Contatos pelo telefone (53) 3279.3154.
* Centro Pop - não abrirá no período de quinta-feira a domingo, retomando as atividades na segunda-feira.
* Restaurante Popular - não abrirá na quinta-feira. Estará aberto na sexta-feira (8).

Sanep
* Emergências - podem ser informadas pelo telefone (53) 3026.1115.
* Recolhimento de lixo orgânico e reciclável - haverá coleta diariamente nos horários habituais.
* Atendimento ao público na sede - estará fechada no período, retornando ao atendimento normal na segunda-feira das 8 às 17h.
* Ecopontos - estarão fechados no feriado de quinta-feira e abrirão normalmente na sexta-feira (8) e no sábado (9).
* Departamentos de água, esgoto, drenagem e manutenção - manterão equipes de plantão para atendimento de serviços essenciais.

Mercado Central
* Mercado estará aberto todos os dias das 8 às 19h, com atendimento nas bancas a critério dos permissionários.

Pop Center
* Quinta-feira (feriado) - aberto das 10 às 18h.
* Sexta-feira (facultativo) e sábado - aberto das 8h30min às 19h.
* Domingo - aberto das 10 às 18h.
Hospedaria de Grandes Animais
* Contatos pelo telefone (53) 99159.7253.

Canil e Gatil
* O Canil e o Gatil do Município permanecerão abertos para visitação, diariamente, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. Estão localizados na BR-392, Km 71.

Transporte coletivo
* Ônibus urbanos e rurais - No feriado da Independência, circularão de acordo com a tabela de domingo. Na sexta-feira, normal, sem reforços devido ao ponto facultativo.
Todos os horários podem ser conferidos nos sites www.pratipelotas.com.br e www.empresasantacruz.com.br
* Ônibus intermunicipais - no feriado de quinta-feira, o Setor de Passagens estará aberto das 5h30min às 23h30min. O Setor de Encomendas atenderá das 9 às 15h. Na sexta-feira, horários habituais no Terminal Rodoviário.

Segurança

* Defesa Civil - atendimento 24 horas. Telefone 153.
* Guarda Municipal - efetivo em serviço ininterruptamente. Telefone 153.
* Agentes de Trânsito - expediente ininterrupto. Contatos com a Central de Atendimento pelos telefones (53) 3227.5402, (53) 99118.8402 ou (53) 3199.8384.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sobe para 31 o número de mortos no Rio Grande do Sul por causa das cheias Anterior

Sobe para 31 o número de mortos no Rio Grande do Sul por causa das cheias

Previsão de ciclone deixa região sul em alerta Próximo

Previsão de ciclone deixa região sul em alerta

Deixe seu comentário