Saúde animal

Dezesseis cavalos soltos são apreendidos no Pontal da Barra

Equipe precisou de escolta da Cia Ambiental da BM para realizar o atendimento no local, após recebimento de denúncias

A equipe de Apreensão de Animais da prefeitura recolheu 16 cavalos que se encontravam soltos em via pública na região do Pontal da Barra, no Laranjal. A ação contou com acompanhamento da 3ª Companhia Ambiental da Brigada Militar. Os animais não apresentavam sinais de maus-tratos. Todos foram encaminhados para a Hospedaria de Grandes Animais.  

Com esta última apreensão, a Hospedaria passou a abrigar 45 equinos, número excessivo para as dimensões do local. O tempo seco das últimas semanas é outro fator agravante, pois os campos estão sem pasto e sem água, restando apenas a ração para a alimentação dos cavalos. Por conta da situação atual, de lotação, o local receberá somente animais em condições urgentes de maus-tratos.  

No dia 17 de janeiro ocorrerá a doação de 15 cavalos da Hospedaria, medida importante para aliviar a lotação e também para destinar os animais a um novo lar. Produtores rurais interessados podem se inscrever para o sorteio de doações diretamente na Hospedaria de Grandes Animais, no quilômetro 71 da BR-392.  

Os proprietários que desejam recuperar os seus cavalos têm 29 dias, a partir da data em que o animal foi recolhido, para ir até a sede da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), na avenida Salgado Filho, nº 808, e solicitar autorização para pagamento de uma guia, no valor de uma Unidade de Referência Municipal (URM), hoje cotada em R$ 114,98. 

Escolta 

Denúncias de animais expostos a maus-tratos, ou de cavalos soltos, chegam diariamente ao setor de Apreensão. No entanto, em certas localidades do município é necessária escolta policial para que a equipe consiga realizar o trabalho com segurança.  

Em certas ocasiões, o veículo utilizado para transportar os cavalos chegou a ser seguido e até apedrejado, o que pôs a segurança dos servidores em risco. Algumas apreensões acabaram frustradas por conta disso, já que nem sempre há uma guarnição da Guarda Municipal ou Polícia Ambiental da BM disponível para acompanhar as operações de resgate.  

Denúncias de cavalos soltos na rua ou que sejam vítimas de maus-tratos podem ser feitas à SSUI pelo telefone (53) 3271-9244; à SQA, pelo (53) 3227-1642, ou à 3ª Companhia Ambiental da Brigada Militar, pelo telefone (53) 3225-3722.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Margarida Gastal forma alunos que participam do Programa Escola Parceira Anterior

Margarida Gastal forma alunos que participam do Programa Escola Parceira

Atenção na volta da praia Próximo

Atenção na volta da praia

Deixe seu comentário