Saúde

Dia D contra gripe atinge 48,8% do público-alvo em Pelotas

Apesar de não ter alcançado 50% do público, a enfermeira e chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Ana Alice Maciel, considera os números positivos

Paulo Rossi -

O Dia D de vacinação em Pelotas teve procura considerada razoável nos postos de saúde da cidade. Foram aplicadas 38.595 mil doses contra a gripe. A cobertura foi de 40% da população entre crianças, idosos, gestantes, puérperas, indígenas e professores. Pessoas com doenças crônicas, presos e funcionários da Segurança Pública - servidores da Susepe, policiais civis e militares - somaram 9.751 vacinados. A vacinação, entre todos os grupos, atingiu o total de 48,8%.

Apesar de não ter alcançado 50% do público, a enfermeira e chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Ana Alice Maciel, considera os números positivos. "Devido ao mau tempo, acredito que os números tenham sido razoáveis embora não tenha se atingido a metade do público que era um das nossas metas", explicou. A campanha vai até o dia 31 de maio. 

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Simões Lopes, Carmem Machado Duarte, 67, garantiu a imunização contra a influenza. Ela é uma dos 22.670 mil idosos que foram aos postos da cidade tomar a vacina. "Sempre venho, não sinto dor e nem tenho reações como muita gente sente depois, seja dor no braço ou mal estar. Na minha idade é importante ter essa prevenção", contou. A vacinação em idosos atingiu a cobertura de 45,4%. 

A médica da UBS Simões Lopes, Maria Laura Nogueira, explica que os agentes locais possuem cuidado com os moradores e muitas vezes vão à residência daqueles que não possuem condições físicas de se deslocar até o posto para tomar a vacina. "Por aqui todo mundo está vacinado. As crianças que chegam à Unidade para tomar a vacina contra a gripe, a enfermeira já vê se a carteirinha está com todas as vacinas em dia e se não está é feita a atualização daquelas que estão fora do prazo", disse.

Na UBS da Balsa, o movimento foi considerado baixo. A enfermeira Sônia Lapischies, comentou que durante a semana a procura pela imunização foi maior. Na Unidade, 100 doses foram aplicadas. 

Em Pelotas, mais de 96,3 mil pessoas devem ser imunizadas contra a gripe. A meta é atingir 95% desse total. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diesel negociado nas refinarias está mais caro a partir deste sábado Anterior

Diesel negociado nas refinarias está mais caro a partir deste sábado

Direito de aprender Próximo

Direito de aprender

Deixe seu comentário