Prevenção

Dia D de vacinação é neste sábado

Em Pelotas, o atendimento ocorrerá das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana e no Centro de Especialidades

Divulgação -

Sábado (15) será o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo - desta vez, voltado a crianças e jovens de 5 a 19 anos - e de intensificação da vacina do HPV. Em Pelotas, o atendimento ocorrerá das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana e no Centro de Especialidades, e das 8h30min às 16h30min nas unidades da Zona Rural. Também haverá vacinação das 10h às 22h, no Shopping Pelotas, que mais uma vez será parceiro da prefeitura.

Por lá, uma equipe da Secretaria de Saúde (SMS) estará na loja 117 aplicando gratuitamente a imunização contra o sarampo. A ação de sábado é voltada principalmente a quem ainda não tomou nenhuma dose da vacina ou que tenha recebido apenas uma. Atualmente, o calendário básico de vacinação inclui duas aplicações contra o sarampo: a primeira aos 12 meses (tríplice viral) e a segunda aos 15 (tetra viral).

A primeira dose, além de imunizar contra o sarampo, também protege da rubéola e da caxumba. A segunda reforça a imunidade contra as três primeiras e inclui a catapora. Devido ao surto da doença no Brasil, o Ministério da Saúde (MS) está recomendando uma dose extra para as crianças entre os 6 e 12 meses, a chamada “dose zero”, que não substitui a primeira dose.

HPV
No sábado, ainda, a população também poderá se vacinar contra o HPV. A orientação é do MS e busca prevenir, principalmente, o câncer de colo de útero, boca, garganta e ânus. Os dois imunizantes - sarampo e HPV - ficam disponíveis durante todo o ano na rede pública de saúde.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cruz de Prata é interditado pela Vigilância Sanitária Anterior

Cruz de Prata é interditado pela Vigilância Sanitária

Bolsonaro anuncia mudanças no governo Próximo

Bolsonaro anuncia mudanças no governo

Deixe seu comentário