Ventania

Dia de avaliar e diminuir os estragos do temporal

Município do Capão do Leão deve decretar situação de emergência nesta terça-feira

Gabriel Huth -

Atualizada às 18h35min para acréscimo de informações.

A segunda-feira foi para colocar a cidade em ordem. Equipes da CEEE continuaram o trabalho, já iniciado no domingo, consertando fios arrebentados pela queda de árvores em diversos pontos da cidade. De acordo com informações do Sanep, o abastecimento de água foi normalizado ainda durante a noite de domingo e já está praticamente reestabelecido. No final da tarde, 15 mil clientes permaneciam sem energia elétrica em Pelotas e mais seis mil na região. Os ventos, superiores a 100 km/h, derrubaram mais de 150 árvores na zona urbana, conforme dados da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA).

Não há registro de feridos e desabrigados em Pelotas. Cerca de 15 casas foram destelhadas em Pelotas, conforme levantamento da Defesa Civil, além de duas estruturas metálicas de grande porte, uma na avenida Ferreira Viana e outra na avenida Domingos de Almeida. O dia foi de recolher entulhos e colocar a casa em ordem. Os principais estragos foram relacionados a árvores e postes caídos e imóveis destelhados.

O tenente-coronel Rodrigo Dutra, da Defesa Civil, acompanhou já durante o final de semana as situações de Pelotas e do Capão do Leão. “Os estragos maiores foram no Capão do Leão, em Pelotas a situação já é considerada normalizada”, disse. Equipes da Defesa Civil contaram com o apoio de cerca de 80 soldados do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada (9º Bimtz).

Prioridade são vias e energia elétrica
A prioridade da prefeitura é liberar vias de trânsito e redes de energia, além de retirar árvores que caíram em residências ou escolas. Terminado este serviço, equipes irão trabalhar na retirada de árvores caídas em praças e locais com menor impacto no cotidiano da cidade, informou o secretário Felipe Pérez, responsável pela SQA. “São três equipes trabalhando desde a noite de sábado e com o auxílio do exército para retirar essas árvores”, explica Pérez.

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) não havia informações sobre ruas interditadas ou com o trânsito parcialmente interrompido nesta segunda-feira. Durante a manhã desta segunda, árvores ainda trancavam parte do trânsito em vias centrais. Na avenida Bento Gonçalves, próximo ao Parque do Sesi, uma planta desabou sobre o cercado do parque e galhos impediam a passagem de carros na pista da direita. Na Almirante Barroso, quase na esquina com a avenida Bento, uma árvore também trancava parcialmente a pista. 

O secretário de trânsito, Flávio Al Alam, informou que houve problemas com semáforos pela força do vento e falta de energia elétrica. Os únicos dois que ainda não funcionavam ficam na avenida Juscelino Kubitschek nas esquinas com a avenida Domingos de Almeida e a rua Rafael Pinto Bandeira. Uma árvore caiu sobre os fios no final da manhã desta segunda e causou confusão no trânsito do local. A orientação da SMTT é ter atenção nestas áreas. “Conseguimos já no domingo normalizar a situação em diversos pontos da cidade. O temporal foi muito forte”, comentou Al Alam. Para a semana, está previsto uma vistoria em todos os semáforos da cidade para realizar reparos.

Situação de emergência no Capão do Leão
O município do Capão do Leão deve decretar situação de emergência nas próximas horas. Lá, cerca de 40 casas foram destelhada e, conforme informações repassadas pela prefeitura, há desabrigados. O Executivo está reunindo dados e laudos para decretar o Estado de Emergência nível 2. A prefeitura disponibilizou algumas telhas e lonas e a situação é acompanhada de perto pela Defesa Civil do Estado. A Escola Municipal Elmar da Silva Costa foi totalmente destelhada durante o temporal.

Cuidado com as árvores
No final da manhã, equipes da CEEE reestabeleciam a energia elétrica em trecho da avenida Saldanha Marinho próximo à esquina com a rua General Telles. Proprietário de uma mecânica e um estacionamento na área, Henrique Schramm aproveitou o dia para fazer uma limpeza no estabelecimento. “Todas as ferramentas e máquinas que trabalhamos são ligadas na luz, não temos o que fazer”, disse. O comerciante pediu mais atenção da prefeitura com as árvores centenárias da cidade.

Na avenida Duque de Caxias, no Fragata, alguns eucaliptos caíram, mas ninguém se feriu. O comerciante Augusto Centeno reclamou da falta de manutenção nas árvores secas e que ameaçam vir ao chão. “As pessoas as vezes estacionam sem nem perceber o perigo de uma árvore cair em cima do carro. Em dia de vento é um perigo”, relatou. Morador da avenida, o comerciante contabilizou mais de 30 árvores secas.

Sol apenas na quinta-feira
A previsão do tempo para os próximos dias é de continuidade da nebulosidade até a próxima quinta-feira, quando o sol volta a aparecer na região. Mínimas entre esta terça e quarta devem ficar na base de 11º C e máximas entre 16º C e 18º C. A previsão é da meteorologista Vladair Oliveira, do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da UFPel.

Alerta da Defesa Civil
No final da tarde desta segunda-feira, a Defesa Civil emitiu mais um alerta para a possibilidade de chuvas intensas e rajadas de vento nas regiões sul e campanha do RS.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pesquisadores criam biossensor para detectar câncer de pâncreas Anterior

Pesquisadores criam biossensor para detectar câncer de pâncreas

Próximo

Daer dá ordem de início para pavimentação do acesso a Pedro Osório

Deixe seu comentário