Exército

Dia de celebração no 9ºBIMtz

Cerimônia marcou o aniversário de 175 anos do Regimento Tuiuti

Carlos Queiroz -

O 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (9º BIMtz) completou 175 anos no dia 10 de janeiro deste ano. O aniversário do Regimento Tuiuti, como é conhecido, foi celebrado nesta quinta-feira (8) na sede da instituição, no bairro Fragata. Na cerimônia ocorreu uma formatura, em que 33 homenageados receberam o Diploma de Amigo do Batalhão. O Diário Popular recebeu a distinção pelos serviços prestados à comunidade. O prêmio foi entregue à diretora do Jornal, Virginia Fetter.

Fundado no ano de 1837 sob o nome de Batalhão Provisório de Pernambuco, o 9º BIMtz passou a integrar o Exército brasileiro em 1843. Chegou ao Rio Grande do Sul três anos antes, para lutar ao lado do Império na Revolução Farroupilha. No Estado, também atuou na Revolução Federalista, aliado às forças de Júlio de Castilhos.

No ano de 1866, na Guerra do Paraguai, teve destaque na maior batalha campal da América Latina, a Batalha de Tuiuti. Durante a II Guerra Mundial, o Batalhão contribuiu com pracinhas para a Força Expedicionária Brasileira (FEB). O 9º BIMtz, nome designado em 1972, tem Pelotas como sede desde 1918 e recebeu, em 1962, a denominação histórica de Batalhão de Tuiuti.

A cerimônia desta quinta-feira teve a presença dos homenageados, entre entidades civis e públicas. Os diplomas foram entregues pelo tenente-coronel Eduardo Holcsik, o tenente-coronel Jair Oliveira Pereira e o subtenente Paulo da Costa Ferreira, em frente à Tropa do Batalhão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Colégio Pelotense pode ter eleição da diretoria anulada Anterior

Colégio Pelotense pode ter eleição da diretoria anulada

São Lourenço do Sul declara situação de emergência Próximo

São Lourenço do Sul declara situação de emergência

Deixe seu comentário