Dia de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes oferece programação extensa em Pelotas

Celebrações ocorrem na Balsa, Quadrado, Colônia Z-3 e Balneário dos Prazeres; expectativa é de que centenas de fiéis participem das atividades

Fotos: Carlos Queiroz | Gabriel Huth - Arquivo - A expectativa é de que centenas de fiéis participem das atividades em homenagem à Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes

Nesta sexta-feira (2) é celebrado o dia da Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá. Em Pelotas, diversas entidades se organizaram com diferentes programações para comemorar a data. As celebrações ocorrem na Balsa, no Quadrado, na Colônia Z-3 e no Balneário dos Prazeres. Algumas, inclusive, já começam na noite desta quinta-feira (1º), véspera do feriado, como a carreata da 66ª Festa de Iemanjá. A expectativa é de que centenas de fiéis participem das atividades.

66ª Festa de Iemanjá

Neste ano, a Federação Sul-Riograndense de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros promove a 66ª edição da Festa de Iemanjá. As homenagens à orixá iniciam na noite de quinta-feira, mas os preparativos para o evento começaram no meio do ano passado, com a solicitação de itens à Prefeitura. No dia 17 de janeiro, um ofício foi enviado à Secretaria de Cultura (Secult) com alguns pedidos para a realização da festa, como a colocação de banheiros químicos. De acordo com o presidente da Federação, Joabe Luis Bohns, apenas 10% das solicitações foram atendidas. "É só não, não tem recursos, não tem verba. Isso se torna muito difícil para a gente fazer a festa", relata.

Dentro da programação do dia 1º está a carreata com saída da imagem de Iemanjá da sede da Federação, passando pela rua Tiradentes, avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, rua Comendador Rafael Dias Mazza, avenida Adolfo Fetter, avenida Rio Grande do Sul e avenida Augusto Assumpção Junior, até o chafariz. Em seguida, o trajeto foi feito via fluvial até o Balneário dos Prazeres, com a recepção da imagem, homenagens e vigília durante toda a madrugada.

A principal reclamação de Bohns é com relação à falta de estrutura e transporte coletivo durante a noite para a população se deslocar. Mesmo com as dificuldades relatadas, ele afirma que as festividades esperam um grande público. Confira a programação:

Sexta-feira

16h
Encontro de Iemanjá com Nossa Senhora dos Navegantes, nas águas da Lagoa dos Patos

18h
Entrega das oferendas feitas à mãe Iemanjá na Lagoa dos Patos e encerramento da 66ª Festa de Iemanjá

3ª Homenagem à Mãe Iemanjá no Quadrado

O evento, realizado pela sociedade Amigos da Umbanda da Princesa do Sul, é apoiado por diversas instituições, como a Prefeitura. As atividades têm início na noite de quinta-feira, às 21h. Já na sexta-feira, às 14h, o grupo estará aguardando os fiéis para o cortejo de chegada da procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, onde haverá o encontro das santas no Quadrado. O encerramento será às 19h com a execução do hino da umbanda e prece de encerramento do evento.

De acordo com Carlos Alberto Pereira, coordenador do Amigos da Umbanda, no ano de 2022 foram cerca de 800 pessoas participando e, no ano passado, aproximadamente dois mil fiéis. "Este ano existe a expectativa de superar os dois anos anteriores. Teremos a presença de uma excursão de Montevidéu e também de Cachoeirinha", diz. Ele ressalta que, durante o evento, é proibida a venda e consumo de bebida alcoólica.

92ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes da Igreja do Porto

As atividades prometem um grande público na igreja e uma programação extensa. O padre Wilson Fernandes pede para que as pessoas levem cadeiras de praia, pois não haverá lugares para todos. "A gente espera uma participação ainda melhor do que no ano passado", salienta.

Sexta-feira

7h30min - Oração do Santo Rosário - Após, procissão carreata até a Colônia Z-3
10h - Solene Eucaristia - Colônia Z3
14h - Procissão Lacustre
17h - Acolhida da Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes - Quadrado
18h - Solene Eucaristia - Ginásio do Colégio São José

28ª Festa em Homenagem à Iemanjá na Balsa
As homenagens na Balsa também começam nesta quinta-feira, com a Procissão com a imagem pelas ruas do bairro, saindo do C.E.U. Cabocla Iara. Já na sexta, a Procissão será pelo canal São Gonçalo, às 16h, com saída do Centro de Eventos, na Praça Darci Ribeiro.

Prefeitura apoia os eventos com estrutura, segurança e trânsito

De acordo com o titular da Secretaria de Cultura (Secult), Paulo Pedrozo, o apoio da Prefeitura às festas é o mesmo de anos anteriores, com estrutura, segurança e trânsito. Tendas em formato de pirâmide e banheiros são fornecidos com aporte do Município e de emendas impositivas de vereadores da Câmara Municipal. Trabalhos de zeladoria, como limpeza, corte de grama, pintura de meios-fios e revisão da iluminação nos locais onde ocorrem as festividades também são feitos. A Guarda Municipal e a Brigada Militar asseguram a segurança nas festas. 

Em relação ao transporte, de quinta para sexta-feira, a linha Laranjal mantém os horários habituais e recebe reforço conforme a demanda, nos sentidos Centro/bairro e bairro/Centro. Durante toda a sexta-feira, o transporte coletivo urbano e rural circula de acordo com a tabela de domingo. As equipes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) também trabalham nos bairros durante as festividades, monitorando as necessidades da população. 

No Balneário dos Prazeres, a Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) é responsável pela disposição das bancas conforme o credenciamento das entidades. A Prefeitura também apoia a 3ª Homenagem a Iemanjá, no Quadrado, e a 28ª Festa em Homenagem à Iemanjá, na Balsa.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pesquisa aponta os riscos da obesidade para a saúde dos pets Anterior

Pesquisa aponta os riscos da obesidade para a saúde dos pets

Em obras, Aeroporto de Pelotas passa por série de melhorias estruturais Próximo

Em obras, Aeroporto de Pelotas passa por série de melhorias estruturais

Deixe seu comentário