Ciência
Dia para celebrar a ciência
Evento Darwin Day é celebrado internacionalmente no dia de nascimento do naturalista Britânico Charles Darwin, em 12 de fevereiro de 1809, considerado um dos pais da Teoria da Evolução
Jô Folha -
Uma data para celebrar a ciência, a humanidade e os conhecimentos proporcionados pelo naturalista Charles Darwin. Esse é o propósito do evento Darwin Day Celebration, que comemora o aniversário de nascimento do britânico ocorrido em 12 de fevereiro de 1809. Em Pelotas, o professor de zoologia e evolução da Universidade Federal de Pelotas, César Drehmer, esteve em frente ao Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter como forma de comemoração da data e em protesto contra os ataques e cortes orçamentários sofridos pela Ciência no país.
"O intuito é mostrar a importância da ciência para a vida de todos", afirma o docente. Ele explica que foi a primeira vez que a iniciativa aconteceu em Pelotas, e foi motivada a partir de contato com outros docentes e membros de Instituições de Ensino Superior de outros estados, como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, funcionando como forma de protesto contra a desvalorização da ciência brasileira. Cortes orçamentários e ataque às agências de fomento da ciência, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), são citados pelo professor como exemplos dos ataques contra a ciência. Drehmer também lembrou o fato de o novo presidente da Capes, o ex-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Benedito Guimarães Aguiar Neto, defender a teoria do criacionismo, em detrimento à teoria da evolução, de Darwin. "Nada contra, mas não pertence ao âmbito da ciência", destaca Drehmer.
Celebração à ciência
O Darwin Day é celebrado mundialmente na data de nascimento do naturalista britânico, 12 de fevereiro de 1809, que morreu em 19 de abril de 1882. Em 1859, lançou o livro "A origem das Espécies", que estabeleceu a Teoria de Evolução das espécies que habitam o planeta, e, entre outros elementos, o mecanismo de seleção natural. "Isso mudou a forma como a gente vê e se coloca no mundo em relação à biologia, os seres vivos e o ambiente natural que nos cerca", disse Drehmer, ressaltando a influência da publicação para outras áreas, como a química, física e psicologia. Para ele, as contribuições de Darwin representaram o rompimento com a necessidade de explicações sobrenaturais e da utilização de conhecimentos no âmbito da criação para eventos ocorridos com os seres vivos.
O evento passou a ter visibilidade em nível internacional a partir de 1995, em razão de Robert Stephens, um entusiasta das ideias do biólogo, que motivou a Comunidade Humanista no Vale do Silício, nos Estados Unidos, a promoverem uma celebração anual do dia de Darwin. As informações são do site oficial do evento, em inglês, o darwinday.org. No país, o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) foi o primeiro a promover atividade para celebração da data, em 2005.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário