Trânsito

Distanciamento controlado permite reabertura de CFCs

Retomada dos atendimentos deve ser gradual, preferencialmente ocorrendo após agendamento prévio

Divulgação -

Após a interrupção das atividades em razão do novo coronavírus, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) de todo o Estado podem reabrir a partir desta terça-feira (12). A retomada dos atendimentos deverá ser gradual, preferencialmente com agendamento prévio, evitando-se aglomerações de pessoas.

Nesta fase, as aulas teóricas presenciais seguem suspensas, mas poderão ser realizadas na modalidade EAD, para alguns cursos (curso de reciclagem e cursos especializados, por exemplo). Estão autorizadas as aulas em simulador e as aulas práticas de direção. O exame médico e a avaliação psicológica também serão retomados. Assim, entre outros serviços, quem precisar providenciar a renovação de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderá fazê-lo a partir de terça-feira.

Os exames teóricos, as provas práticas de direção e as perícias (Junta Médica) do DetranRS seguem suspensos, a princípio, até 17 de maio. As medidas são para a proteção de todos.

Consulte o telefone do CFC de sua preferência no site do DetranRS, próximo ao final da página inicial, no espaço "Locais de Atendimento".

Distanciamento controlado

O governo do Estado definiu o modelo de distanciamento controlado em todo o Rio Grande do Sul, o que possibilita a retomada dos serviços de habilitação. Os Decretos 55.240 (oficializa a nova política) e 55.241 (determina a aplicação das medidas), publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) de domingo (10/5), definem os protocolos de segurança conforme a segmentação regional, que prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja, vermelha e preta.

Veja alguns dos protocolos de prevenção do modelo de distanciamento controlado, obrigatórios a todas as bandeiras:

• Uso de máscara descartável, de tecido não tecido (TNT) ou de algodão, de uso individual e atentando para sua correta utilização, troca e higienização;

• Distanciamento mínimo obrigatório de 2 metros entre pessoas sem EPI e de 1 metro com EPI;

• Distanciamento mínimo de 2 metros nas filas em frente a balcões de atendimento ou caixas ou no lado externo do estabelecimento;

• Atendimento realizado de maneira individualizada, restringindo, sempre que possível, a presença de acompanhantes;

• Estabelecimento de horários ou setores exclusivos para atendimento de pessoa com idade igual ou superior a 60 anos e aquelas de grupos de risco, conforme autodeclaração.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Decisão sobre retorno das aulas deve sair até o final da semana no Estado Anterior

Decisão sobre retorno das aulas deve sair até o final da semana no Estado

Município entrega mais 50 sacolas a famílias LGBTI+ Próximo

Município entrega mais 50 sacolas a famílias LGBTI+

Deixe seu comentário