Solidariedade

Doação de sangue ainda desafia a população

Estudo do Ibope Conecta revela que apenas 34% dos internautas do país já efetuaram o ato

Pesquisa realizada pelo Ibope Conecta revela o baixo o número de doadores de sangue entre os internautas brasileiros. A maior parcela entre os não doadores (28%) disse não ter qualquer motivo específico para a não doação. O medo, a falta de tempo e a desinformação também aparecem como fatores. Apenas 15% alegaram não doar por estarem fora dos requisitos necessários ou em grupo de risco. Esses são alguns dos componentes que interferem diretamente nos hemocentros. Em Pelotas, torna difícil, por exemplo, alcançar o mínimo de mil doações mensais.

O estudo consultou dois mil internautas, das classes A, B, C e D, de todas as regiões do país. Conforme o levantamento, por outro lado, os doadores encontram diversas outras motivações para a prática do ato.

A maioria dos entrevistados (57%) diz que a principal razão é o prazer em ajudar o próximo. Outros disseram doar perante a necessidade de um amigo ou familiar, e há inclusive quem se sentiu motivado pelo dia de folga ganho no trabalho. A pesquisa destaca também a importância de campanhas de conscientização, já que 11% doaram após divulgação da necessidade de doadores através da imprensa.

A falta de interesse na doação é nacional e se reflete em praticamente todos os cantos do país. Segundo a coordenadora de enfermagem do Hemocentro Regional de Pelotas, Luciane Schiavon, o Hemopel tem dificuldades para atingir a meta mensal mínima de mil doações/mês.

O número não é o suficiente para fornecer extras e gerar estoque. Grande parte destas doações é adquirida através de unidades móveis, deslocadas para cidades no entorno. Segundo Luciane, seria impossível abastecer toda a região apenas com doações realizadas no município.

Transporte
Hemopel oferece o serviço de uma van de apoio, de até 15 lugares, que pode ser solicitada por qualquer voluntário, mediante contato com a instituição através do telefone (53) 3222-3002. O Hemopel atende de segunda a sexta, das 8h às 18, e também no primeiro sábado do mês, das 8h as 13h, na avenida Bento Gonçalves, 4.569.

Requisitos básicos para doação
Ter entre 16 anos e 69 anos
Ter peso igual ou superior a 50 quilos
Estar alimentado
Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas

Impedimentos temporários
Estar gripado, resfriado ou com febre
Período gestacional
Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana
Estar amamentando
Ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação
Ter feito tatuagem e/ou piercing nos últimos seis meses
Comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses

Impedimento definitivo
Ter tido hepatite depois dos dez anos de idade
Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
Uso de drogas ilícitas injetáveis
Malária

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Serviços em queda, mas empregos mantidos Anterior

Serviços em queda, mas empregos mantidos

Processo seletivo  do Sanep registra  3,8 mil interessados Próximo

Processo seletivo do Sanep registra 3,8 mil interessados

Deixe seu comentário