Tecnologia

Dois dias dedicados à troca de conhecimento

A Mostrarob é promovida pelos alunos do IFSul e está na sua sétima edição, que teve quase 200 inscritos

Carlos Queiroz -

A Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia (Mostrarob) está na sua sétima edição. O evento educacional é realizado anualmente pelos alunos do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), com o objetivo de destacar a importância da pesquisa e desenvolvimento de projetos técnico-científicos, incentivando a troca de experiências e conhecimento. O Campus Pelotas sedia as atividades, que tiveram início hoje. O encerramento ocorre amanhã.

A ideia surgiu em 2011 como uma competição de robótica por integrantes do LAB 14 (Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos do IFSul Campus Pelotas). O professor Rafael Galli é responsável pelo laboratório e conta que o espaço é destinado aos alunos, para colocarem em prática seus projetos. Porém, a cada ano o evento foi se expandindo e cada vez mais pessoas começaram a participar. Consequentemente, outras áreas do conhecimento passaram a ser envolvidas.

Em 2017 foram mais de 170 inscritos. Já neste ano, 23 instituições estão envolvidas, oriundas de cinco estados e totalizando 198 inscrições. É aberto um espaço para que estudantes possam integrar e expor seus projetos. Pela primeira vez, ainda alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental puderam participar. O organizador, Luis Otávio, explica que a Mostrarob está se consolidando como um grande evento e promovendo uma comunhão. "É o protagonismo do aluno", afirma.

A expectativa é que mais de mil pessoas passem pelo locais nesses dois dias, incluindo estudantes vindos da Argentina. Para a oitava edição, mais de 200 inscrições são esperadas. O diretor geral do Campus Pelotas, Carlos Anghinoni, vê na Mostra uma oportunidade para divulgar o trabalho da comunidade. Ele destaca a organização, feita pelos alunos, que se mobilizam entre si e têm total apoio dos professores e da direção.

Isso estimula os jovens a se tornarem cada vez melhores. Gabriel Lankanz é integrante do Curso de Engenharia Mecatrônica e sempre que pode participa de eventos expondo seus projetos. Ele elogia a Mostrarob, principalmente a estrutura. Além disso, para quem trabalha na área também é importante. Ainda de acordo com o professor Rafael, ver os resultados dessa ação é gratificante: "Supre uma carência".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em 308 cidades brasileiras, há mais eleitores do que habitantes Anterior

Em 308 cidades brasileiras, há mais eleitores do que habitantes

Reunião apresenta proposta de aumentar exames nas UBS da Zona Rural Próximo

Reunião apresenta proposta de aumentar exames nas UBS da Zona Rural

Deixe seu comentário