Agronegócio
Domingo (3) é dia de abertura da 9ª Colheita da Uva
Propriedade da família Bohrer, na colônia São Manoel, será aberta para receber o público
Carlos Queiroz -
Tudo já está preparado na propriedade da família Bohrer, colônia São Manoel - 8º distrito, para a abertura oficial da 9ª Colheita da Uva na zona rural de Pelotas, domingo (3), a partir das 13h. Além de degustar a fruta, o público poderá apreciar e adquirir uvas e derivados, peças de artesanato, produtos de agroindústrias locais e gastronomia diversificada, além de participar da mateada que conta com apoio da erva-mate e chás Barão.
O evento contará com atrações artísticas, espaço técnico e mostra de variedades de uvas produzidas na zona rural local – Niágara rosa e branca, Bordô e Isabel. A chegada do público está prevista para as 13h. A abertura da colheita será às 16h, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater, Embrapa, Universidade Federal (UFPel) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
“Entre os objetivos do evento, destacam-se a criação de nova alternativa do cultivo, produção e renda à propriedade rural; o incentivo ao aumento da produção tecnificada da uva de mesa no município, a diversificação da produção de pequena propriedade da agricultura familiar, e a facilitação da comercialização da uva de mesa e derivados”, salienta o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.
O secretário ainda enfatiza que marcar oficialmente a abertura da colheita é uma forma de valorizar o trabalho dos agricultores e de aproximar as pessoas da cidade com a população do meio rural. Pelotas conta com 36 produtores de uva especializados. A safra deste ano deve chegar a 1,6 mil toneladas.
A rainha da uva, Vitória Ribes recepcionará os visitantes no evento. Ela é filha do casal de produtores João e Ereni Ribes e reside na colônia Santo Antônio - 7º distrito (Quilombo). A família Ribes é responsável pela produção de uva em 3,5 hectares.
As feiras para comercialização direta de uva e derivados, do produtor ao consumidor, prosseguem até o dia 10, das 10h às 17h. O ponto fixo no Centro da cidade é no Largo Edmar Fetter (Mercado Central). A tenda é montada diariamente, com exceção de domingo.
No Laranjal, à avenida Antônio Augusto de Assumpção Júnior esquina Rio Grande do Sul, a uva será comercializada no sábado dia 9 e no domingo dia 10. Nas Três Vendas e Terra Nova, nesta segunda-feira (4); na Guabiroba (Fragata), terça-feira (5); no Fragata (avenida Duque de Caxias), quarta-feira (6); no Lindoia (Três Vendas); quinta-feira (7); e no Big (proximidades da rótula), na sexta-feira (8).
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário