Agronegócio

Domingo (3) é dia de abertura da 9ª Colheita da Uva

Propriedade da família Bohrer, na colônia São Manoel, será aberta para receber o público

Carlos Queiroz -

Tudo já está preparado na propriedade da família Bohrer, colônia São Manoel - 8º distrito, para a abertura oficial da 9ª Colheita da Uva na zona rural de Pelotas, domingo (3), a partir das 13h. Além de degustar a fruta, o público poderá apreciar e adquirir uvas e derivados, peças de artesanato, produtos de agroindústrias locais e gastronomia diversificada, além de participar da mateada que conta com apoio da erva-mate e chás Barão.

O evento contará com atrações artísticas, espaço técnico e mostra de variedades de uvas produzidas na zona rural local – Niágara rosa e branca, Bordô e Isabel. A chegada do público está prevista para as 13h. A abertura da colheita será às 16h, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater, Embrapa, Universidade Federal (UFPel) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

“Entre os objetivos do evento, destacam-se a criação de nova alternativa do cultivo, produção e renda à propriedade rural; o incentivo ao aumento da produção tecnificada da uva de mesa no município, a diversificação da produção de pequena propriedade da agricultura familiar, e a facilitação da comercialização da uva de mesa e derivados”, salienta o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

O secretário ainda enfatiza que marcar oficialmente a abertura da colheita é uma forma de valorizar o trabalho dos agricultores e de aproximar as pessoas da cidade com a população do meio rural. Pelotas conta com 36 produtores de uva especializados. A safra deste ano deve chegar a 1,6 mil toneladas.

A rainha da uva, Vitória Ribes recepcionará os visitantes no evento. Ela é filha do casal de produtores João e Ereni Ribes e reside na colônia Santo Antônio - 7º distrito (Quilombo). A família Ribes é responsável pela produção de uva em 3,5 hectares.  

As feiras para comercialização direta de uva e derivados, do produtor ao consumidor, prosseguem até o dia 10, das 10h às 17h. O ponto fixo no Centro da cidade é no Largo Edmar Fetter (Mercado Central). A tenda é montada diariamente, com exceção de domingo.

No Laranjal, à avenida Antônio Augusto de Assumpção Júnior esquina Rio Grande do Sul, a uva será comercializada no sábado dia 9 e no domingo dia 10. Nas Três Vendas e Terra Nova, nesta segunda-feira (4); na Guabiroba (Fragata), terça-feira (5); no Fragata (avenida Duque de Caxias), quarta-feira (6); no Lindoia (Três Vendas); quinta-feira (7); e no Big (proximidades da rótula), na sexta-feira (8).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Forte chuva impede homenagens à Navegantes na Lagoa dos Patos Anterior

Forte chuva impede homenagens à Navegantes na Lagoa dos Patos

Pista encoberta retém motoristas por cerca de seis horas no Totó Próximo

Pista encoberta retém motoristas por cerca de seis horas no Totó

Deixe seu comentário