Pleito

Domingo de eleição do Conselho Tutelar

Eleitores podem procurar um dos 31 locais de votação e participar do processo de escolha

Infocenter -

A eleição que definirá os novos conselheiros tutelares ocorre neste domingo (6). Conforme o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e a Comissão Especial para Eleição do Conselho Tutelar de Pelotas, serão 31 locais de votação, com 71 urnas, habilitadas pelo Cartório Eleitoral. A votação será das 8h às 17h, conforme previsto no artigo 139 da lei nº 8.069/90 e na resolução nº 170/2014, do Conanda.

A votação será em urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral. Ao todo deverão ser 111 candidatos. As relações atualizadas dos candidatos aptos ao pleito 2019 e os locais de votação, habilitados pelo Cartório Eleitoral, estão disponíveis no link https://bit.ly/2psIomV. Nas cabines de votação serão fixadas listas com relação de nomes, codinomes e número dos candidatos a membro do Conselho Tutelar. Após a identificação, o eleitor assinará a lista de presença e procederá a votação. O eleitor poderá votar em apenas um candidato.

A eleição para novos conselheiros tutelares ocorrerá em todo o país. No Rio Grande do Sul, a população irá às urnas para ajudar a eleger os 2.630 homens e mulheres encarregados de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade, pelo período de quatro anos.

O voto é facultativo. Podem participar do processo todos os eleitores aptos a votarem nas eleições gerais e municipais. Quem estiver sem o título de eleitor também poderá votar com a carteira de identidade.

Função do conselheiro
De acordo com a Cartilha do Ministério Público: é papel dos conselheiros tutelares agir em defesa dos direitos da criança e do adolescente em situações de vulnerabilidade, por negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão - ou ainda quando tiverem os direitos ameaçados pela sua própria conduta -, determinando medidas de proteção mais adequadas em cada caso.

Denuncie
Caso você identifique situações suspeitas neste domingo, denuncie. Haverá equipe de plantão no Ministério Público desde as 8h. Fotos e vídeos são ferramentas importantes para comprovar os fatos. Faça contato pelo telefone (53) 3279-3555 e pelos endereços eletrônicos [email protected] e [email protected].

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quatro novos casos de sarampo são confirmados no Rio Grande do Sul Anterior

Quatro novos casos de sarampo são confirmados no Rio Grande do Sul

Rodoviária recebe exposição Próximo

Rodoviária recebe exposição "Incríveis Mulheres"

Deixe seu comentário