Folia
Dúvidas às vésperas do carnaval
Decisão deverá ser tomada às 19h desta qunita-feira
Jô Folha -
Faltando menos de 30 dias para a carnaval, em uma reunião com a produtora Bah! Entretenimento, representantes de entidades carnavalescas e a Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), foi sugerido uma mudança de data para a grande folia. O que estava marcado para acontecer na época certa, ou seja, de 21 a 25 de fevereiro poderá passar para o final de março, entre os dias 27 e 29. A decisão deverá ocorrer às 19h desta quinta-feira.
De acordo com o presidente da Assecap, Roberto Nunes, a associação irá defender o que a maioria das entidades decidir. Para ele, devido a diversos fatores, como a falta de recursos, o carnaval pelotense ainda precisa pensar no público alcançado e consequentemente nas folias que ocorrem na região. “Há 30 anos podíamos fazer em qualquer data que saberíamos que teria público”, falou. Caso a mudança seja acatada, a programação terá que ser alterada e o desfile das campeãs não existirá. “Será parecido com o de 2019”, explicou Nunes.
O Secretário de Cultura, Giorgio Ronna, explica que a proposta foi lançada em uma reunião na noite da última quarta-feira. A produtora apresentou argumentos prós e contras sobre a possível mudança de data, como por exemplo, a empresa responsável pelo som durante a folia do ano passado não estaria disponível para a data de 2020. Agora, a Assecap e as entidades irão se reunir para estabelecer o futuro do carnaval na cidade, mas Ronna garante que a decisão estará na palavra dos representantes das entidades. O diretor de manifestações populares da Secult, Paulo Pedroso acredita que a comunidade pelotense gosta de carnaval, então o clima de festa será mantido independente da data. “Nos últimos anos o carnaval já estava sendo realizado fora da data e a população participou dentro e fora da passarela”, afirmou.
Segundo Richard Amaral, diretor da Bah!, a mudança beneficiará todos. Ele acredita que com a folia ocorrendo fora da época o público seja maior. “O carnaval de Pelotas vive uma momento de revitalização, para ser comemorado na época ainda é preciso mais trabalho”, disse. Outro motivo é a contração de vários serviços, que de acordo com ele são de qualidade, e para a data oficial não haveria disponibilidade. O diretor salienta que a possível mudança já foi dialogada com os órgãos de segurança, que estavam presentes na última reunião, e todos se mostraram a favor devido a quantidade do efetivo.
A proposta não agradou muito os foliões da atual escola campeã, General Telles. O presidente, Marcos Aurélio afirmou estar tudo organizado para desfilar na data oficial e que não gostaria da mudança. Ele não diz ser contra a comemoração ocorrer fora de época, o problema é quando a decisão é tomada faltando menos de 30 dias. Além disso, a possível troca gerará mais custos para a entidade, visto que aluguel de barracões e trabalhadores foram contratados até o dia atual do desfile, 24 de fevereiro. “Se for aprovado precisarei renovar tudo por mais 30 dias”, disse.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário