Votação

Eleição do conselho tutelar tem movimentação intensa

Apesar das longas filas, processo de votação transcorreu rapidamente nas escolas Assis Brasil e Pelotense

Jô Folha - Os novos conselheiros serão conhecidos amanhã e a posse dos titulares deverá ocorrer em 10 de janeiro

O domingo de eleição do conselho tutelar para definir os 30 representantes para a gestão dos próximos quatro anos teve locais de votação com movimentação intensa durante todo o dia no Município. Com 55 candidatos, durante o processo eleitoral apenas uma denuncia foi encaminhada ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). A notificação, que se trata de propaganda irregular nas redes sociais, será analisada pelo Ministério Público. Os novos conselheiros serão conhecidos hoje e a posse dos titulares deverá ocorrer em 10 de janeiro.

Nos dois maiores locais de votação, a tarde foi de filas extensas. No Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, apesar do grande número de eleitores, à espera para ir até a urna não chegava a ultrapassar mais de dez minutos. Conforme uma das mesárias, desde às 07h40min já havia pessoas aguardando para entrar no local de votação. "Todo o momento teve fila, mas as votações estão acontecendo bem rápido", diz Helena Timm. Na escola, a única questão que gerou confusão foi a distribuição das mesas por ordem alfabética e não por seção eleitoral, conforme o usual.

Uma das pessoas que estranhou a mudança em relação ao modelo da última eleição foi Marlise de Faria. A administradora comenta que enquanto aguardava sua vez, observou que vários eleitores não entenderam a nova organização. "Para confundir mais está a lista dos candidatos com os nomes, então o pessoal estava com dúvida se a ordem era por causa do candidato ou do próprio nome". Votando pela segunda vez, a eleitora diz que neste pleito percebeu uma concentração maior no local.

No Colégio Municipal Pelotense o cenário era semelhante ao Assis Brasil e as três cabines de votação localizadas no auditório concentravam grandes filas. De acordo com um dos mesários, Silvio Souza, a lista da escola tinha aproximadamente 1,5 mil votantes e, em somente uma das mesas, às 16h, já havia mais de 300 votos. "E muitas pessoas vêm mais nesse horário de final da votação". Na escola, o sistema de distribuição dos eleitores não chegou a causar confusão e, conforme Souza, a única questão que ocorreu foi que várias pessoas que tiveram seus locais trocados ainda achavam que votavam no Pelotense. "Em eleições passadas votaram aqui e pensaram que continuavam no mesmo lugar".

Cidadania e vigilância

Votando pela primeira vez na eleição do Conselho Tutelar, Ana Bandeira diz que o que a motivou exerceu seu direito de escolha foi a importância de eleger conselheiros adequados à missão de proteger as crianças e adolescentes do Município. "Me assustei com alguns candidatos extremistas que vi e resolvi votar para fazer frente a esses candidatos que pensam diferente do que eu penso". Mobilizada, a professora também incentivou o pai, de 77 anos, votar também pela primeira vez. "É uma coisa que nós temos mesmo que nos posicionar", diz o médico, Carlos Alberto Bandeira.

Atuação
Além dos 30 titulares eleitos, 30 suplentes serão convidados a participar do curso de capacitação posterior à eleição, ficando aptos para assumir no caso de vacância temporária ou definitiva da vaga. O cargo exige dedicação exclusiva, sendo assim os conselheiros não poderão acumular a função com outra ocupação, seja remunerada ou voluntária.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Eleição para conselhos tutelares será aprimorada, afirma ministro Anterior

Eleição para conselhos tutelares será aprimorada, afirma ministro

Projeto Jovem Atleta arrecada doações em campanha do dia das crianças Próximo

Projeto Jovem Atleta arrecada doações em campanha do dia das crianças

Deixe seu comentário