Corrida

Em busca de benefícios aos taxistas da cidade

Rádio Táxi Vitória cria cooperativa para qualificar profissionais e serviços prestados à comunidade

Jô Folha -

Uma ideia que surgiu com objetivo de unir a categoria e otimizar os serviços que chegam aos passageiros: a Rádio Táxi Vitória instituiu terça-feira à noite, em reunião com associados, a primeira cooperativa de táxis do interior do Estado. A iniciativa ainda está no processo de criação; no momento ocorre a busca por condutores e empresas parceiras interessadas, em paralelo à entrega da documentação necessária.

Entre os benefícios visados pela presidência da cooperativa, está uma série de descontos aos motoristas associados. Baixando os custos, a qualidade do serviço aumentará - é o que acredita o vice-presidente da recém-instituída cooperativa, Érico Furtado. De acordo com ele, mensalmente os condutores da Rádio Táxi gastam entre R$ 200,00 e R$ 300,00 com as despesas de manutenção, fora os custos anuais, como o seguro do veículo.

Com a diminuição dos custos desses serviços, os associados poderão investir em melhorias aos veículos e realizar cursos. Uma das ideias é passar a ofertar cursos de qualificação, como de língua estrangeira, por exemplo. “São poucos os motoristas que sabem inglês, por exemplo”, expressa Furtado.

Além de atender a comunidade pelotense, o grupo fundador visa um alcance nacional do serviço e da série vantagens. “Independentemente de trabalhar ou não em outra rádio, todos serão bem-vindos”, destaca Furtado. Por meio do atual sistema de call center, a ideia é que seja instalado um número com início 0800, que recebe ligações gratuitas de qualquer lugar do país. Com um aplicativo, os táxis associados serão localizados e encaminhados para os pontos de destino. Em Pelotas, o serviço seguirá atendendo através da rádio comunicação.

O grupo criador da cooperativa aponta que 90% dos atuais associados à Rádio Táxi Vitória já demonstram interesse em participar, antes mesmo de firmado o término do processo de criação. Fora os trabalhadores de outras empresas do ramo, que compareceram na reunião ocorrida na noite da última terça-feira. “Queremos unir a classe”, ressalta Iraci Moraes, um dos fundadores. Após entregue toda a documentação necessária, a cooperativa pode ser oficializada em cerca de 90 dias.

O atual cenário na qual se encontra a categoria foi um dos incentivos para a iniciativa, que começou a ser elaborada no último mês de novembro. Em comparação aos aplicativos de mobilidade urbana, a competição é “desigual”, como se refere o vice-presidente. No último ano, quando a Uber completou um ano na cidade, o Diário Popular publicou que eram cerca de 2 mil motoristas. Enquanto o valor da corrida pelos apps é menor, os condutores autônomos também utilizam o próprio carro durante os serviços, o que diminui os custos mensais.

Quanto custa para o taxista?
Iraci Moraes acredita que os custos anuais com a manutenção de cada carro alcançam a média de R$ 4 mil, incluindo oficina e revisões. Mensalmente o valor fica entre R$ 200,00 e R$ 300,00, fora os imprevistos que podem gerar um valor maior. Em relação às seguradoras os valores anuais ficam em média de R$ 3,6 mil.

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