Exercício
Em duas rodas para abandonar o sedentarismo
Pedalada, do Diário Popular e parceiros, ocorreu no sábado, entre o bairro Areal e a Praia do Laranjal
Carlos Queiroz -
Crianças, adultos e idosos. Profissionais, amadores e curiosos. Todos unidos em nome de um mesmo desafio: abrir mão do sedentarismo e encarar, de bicicleta, os cerca de 30 quilômetros propostos pelo Diário Popular, na primeira edição da Pedalada Verão da estação. O evento aconteceu na tarde do último sábado (10) e teve como ponto de partida a fábrica da Biscoitos Zezé, uma das patrocinadoras da iniciativa, e como destino final o trapiche da Praia do Laranjal. A Pedalada também contou com o patrocínio da Unimed Pelotas, Ecosul, HMB Gala, Postos do Guga, Nissul e prefeitura de Pelotas, além do apoio da JL Casarin, Pro Wind, Goodcar e Pedal Domingueira.
O evento, abertura do Laranjal 2017, mobilizou cerca de 200 pessoas durante o trajeto que contou com uma parada para hidratação no Posto do Guga, da avenida Adolfo Fetter, além do sorteio de brindes e auxílio de agentes de trânsito. Dentre elas estava Luis Carlos Moreira de Castro, que deslocou-se do Capão do Leão até o bairro Areal para participar da pedalada. Percurso, é claro, que foi feito de bicicleta. “Levei cerca de uma hora e meia para chegar aqui e já estou pronto para encarar os próximos quilômetros”, contou o aposentado que utiliza a bicicleta tanto como meio de transporte como para pedalar em momentos de lazer, inclusive em longas distâncias. “A ideia de fazer isto em grupo é muito boa e, quando vi no Diário Popular que teria uma pedalada, não pensei duas vezes.”
Incentivo à saúde
A iniciativa também foi elogiada pelos apoiadores Pedal Domingueira e Goodcar. Telmo Coelho, um dos coordenadores do grupo de ciclistas, afirma que além de promover e incentivar o uso da bicicleta, um evento como este auxilia na divulgação de conhecimento sobre o trânsito e garante segurança a quem é adepto da prática. “Muitos ciclistas desconhecem os direitos e deveres no trânsito e aqui temos a oportunidade de orientar e reforçar a importância do uso da ciclofaixa. Para outros, há também a insegurança de se aventurar nas vias e também a social. Em grupos a segurança é muito maior.” Já para o empresário Fernando Martins, em nome da Goodcar, que costuma ser parceira do DP, é de grande importância iniciativas do gênero, que incentivem cada vez mais hábitos saudáveis na população. “Além disto, o evento é sobre trânsito e tem tudo a ver com a Goodcar. Sempre que possível participamos e somamos nos eventos.”
A bicicleta, no entanto, não foi o único meio utilizado para percorrer os quilômetros da Pedalada. O pai, André Carraro, optou por acompanhar a filha Antônia, que pedalou, correndo. “A gente tem que incentivar, né?”, brincou. A dupla é parceira de praticar esportes na orla da praia do Laranjal, cada uma na sua modalidade. O pai na corrida e a filha na bicicleta. Na Pedalada não seria diferente. “No próximo ano será família completa”, afirmou a esposa de André, Ana Paula ao lado do filho caçula Ângelo, os quais acompanharam o evento de carro.
Neste verão, além da pedalada deste último sábado, haverá outra programada para março, no encerramento da temporada. Durante a estação outras atividades como caminhadas com cachorros, lounges com DJs e a manutenção do Festival de Pipas estão sendo preparadas pelo Diário Popular à comunidade.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário