Números

Em novembro, empregos em Pelotas obtiveram maior crescimento do ano, segundo o Caged

Setor da indústria teve saldo de 828 empregos; em Rio Grande, o comércio se destacou, com 299 vagas a mais

Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil - Pelotas e Rio Grande obtiveram saldos de contratações maiores em comparação ao mês de outubro

Por João Pedro Goulart
[email protected]
(Estagiário sob supervisão de Lucas Kurz)

De acordo com novos dados de Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes ao mês de novembro, o Brasil teve um saldo positivo de 130.097 empregos formais com carteira assinada, com liderança para o setor de serviços (92.620) e para o comércio (88.706). Na região sul, Pelotas e Rio Grande obtiveram saldos de contratações maiores em comparação ao mês de outubro, com destaque para Pelotas, que chegou a atingir o total de 1.113 empregos gerados, maior saldo de 2023. Em Rio Grande, o saldo foi de 220 empregos.

Pelotas

Com o enorme crescimento na geração de empregos, em novembro, o Município de Pelotas apresentou um aumento considerável de cargos em relação aos excedentes dos outros meses do ano. Ao todo, foram 3.111 admissões, contra 1.998 desligamentos. Em relação ao mês de outubro, por exemplo, há um acréscimo de 987 vagas, maior diferença de 2023 em Pelotas. O grupo de atividade econômica com maior saldo de admissões foi o da indústria (828), em primeiro lugar, na contramão dos dados do Estado, que apresentaram este setor como responsável pelo pior resultado negativo (-2.225). Em seguida, o comércio, com 190 cargos a mais, e serviços, com 121, fecham os setores de maior crescimento.

Saldos de empregos por setores nos últimos três meses, em Pelotas:

Setores Setembro Outubro Novembro

Agropecuária 4 13 3
Indústria 9 47 828
Construção -59 -24 -29
Comércio -9 38 190
Serviços 74 52 121
Total 19 126 1.113

Rio Grande

Em Rio Grande, os resultados de novembro apontaram para uma manutenção do ritmo do saldo positivo de empregos, que vinha sendo anunciado nos meses anteriores, mas com um pequeno crescimento comparado a outubro. No total, foram geradas 220 novas vagas de trabalho, como consequência de 1.577 desligamentos e 1.797 admissões no mês. Entre os setores que lideraram na geração de empregos, está o comércio, em primeiro lugar, com saldo de 299 ocupações, seguido pelo setores de serviços e construções, com 144 e três postos, respectivamente. Ao contrário de Pelotas, houve uma queda brusca nos números do setor da indústria em Rio Grande. O Município, que havia acrescido 28 postos em outubro, registrou saldo negativo em novembro (-185).

Saldos de empregos por setores nos últimos três meses, em Rio Grande:

Setores Setembro Outubro Novembro

Agropecuária 45 12 -41
Indústria 77 28 -185
Construção -7 24 3
Comércio 32 20 299
Serviços 57 119 144
Total 204 203 220

O que explica os números?

Conforme o economista Eduardo Tillmann, o saldo positivo em Pelotas se explica pela chamada sazonalidade, algo que acontece em períodos específicos. O especialista explica que à medida que chega o fim do ano, é comum notar um aumento nas admissões, com números sempre significativos, principalmente no setor do comércio, como é comprovado nas duas maiores cidades da Zona Sul. Em relação ao aumento expressivo no setor industrial em Pelotas, o economista cita a safra do pêssego como principal causador do aumento exponencial de empregos. "A principal parte da indústria que justifica esse aumento grande é a fabricação de produtos alimentícios, ou mais especificamente, a fabricação de conservas de frutas, legumes e outros vegetais", esclareceu.

Quanto às expectativas para os meses de dezembro e janeiro, o economista novamente aponta a sazonalidade como principal causador da alternância de dados. "O fim do ano ainda vai apresentar isso, em dezembro: um aumento no saldo dos empregos, principalmente via comércio, pelas festas de fim de ano, pessoal com o décimo terceiro… Depois, em janeiro, a gente vê uma reversão disso, e as demissões tendem a ser bem mais significativas do que as contratações em função do fim das festas", ressaltou o economista.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Conservatório de Música entra na 2ª fase de restauro Anterior

Conservatório de Música entra na 2ª fase de restauro

Pelotas projeta parque urbano na Estrada do Engenho Próximo

Pelotas projeta parque urbano na Estrada do Engenho

Deixe seu comentário