Iniciativa

Em Pelotas, feira vegana estimula consumo consciente

Contribuir para o comércio local de forma sustentável é um dos objetivos da Brota, que chega à sua quarta edição

Foto: Jô Folha - DP - Evento teve bons resultados para empreendedores locais

Por Vitória de Góes
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Quem passou pela região central de Pelotas neste sábado (19), se deparou com intensa movimentação ocasionada por diversas atividades ligadas ao Dia do Patrimônio. Na praça Coronel Pedro Osório, durante todo o dia, expositores locais levaram economia sustentável e conscientização ambiental através da feira “Brota!”.

Desde setembro de 2022, o evento é realizado com objetivo de dar destaque aos empreendedores de produtos veganos. Em sua quarta edição, a feira contou com 50 expositores que levaram às calçadas da praça alimentos, plantas, brechós e cosméticos voltados para esse estilo de vida.

A data inicial estava marcada para 15 de julho, mas por conta do ciclone precisou ser adiada. Para a alegria da organização e dos empreendedores, veio então o convite para unir o evento junto à programação oficial do Dia do Patrimônio. Dessa forma, foi possível alcançar um público além do que a feira geralmente recebe.

“A gente se sentiu bem prestigiado em ser a feira que ia ocupar esse espaço, sendo uma feira vegana, numa das principais praças. Então pra gente é bem gratificante ver o movimento vegano ganhando esse espaço em uma semana tão especial para a cidade”, disse Lunna Borim, uma das idealizadoras da Brota.

A organização busca realizar uma curadoria dos expositores que demonstram interesse em participar da feira. “Qualquer expositor que vem não traz nada de origem animal. Se ele tem brechó, não vai vender nada de couro na feira, porque a gente entende que esse é um produto que incentiva o consumo de algo que não entra na nossa ideia de modo de vida”, explica Luiza Arrieira.

Para ficar de olho nas próximas edições e se inscrever para participar, os interessados devem acessar o Instagram da iniciativa @brotanafeira.

Bons resultados
O movimento favoreceu as vendas, principalmente do gênero alimentício. No local destinado para os empreendedores dessa área, a todo momento era possível ver pessoas consumindo e elogiando os sabores. O cozinheiro Leonardo Agends, do restaurante Palitana, comemorou o resultado.

“Participamos desde a primeira edição e essa foi uma das melhores. Como está acontecendo outros eventos a gente achou que o foco não seria a nossa feira, mas graças à Deus deu um bom resultado”, relatou. Para o evento, eles levaram hambúrgueres e “notdog” - que faz uma referência ao cachorro quente.

Outro segmento que ganhou destaque foi o de bem-estar e cosméticos. Stefanie Bento, uma jovem empreendedora, começou a investir no ramo há dois anos, lançando a sua marca de produtos “Fases”. Além do Instagram, as feiras se tornaram aliadas para ampliar as vendas.

“Os produtos que eu faço são todos veganos e com extratos orgânicos que eu mesma faço. Todas as embalagens também são biodegradáveis ou recicláveis, como as de vidro”, detalha ela.

Ainda segundo Stefanie, o seu objetivo não é apenas divulgar a marca através da feira. “Eu venho pras feiras para estimular o consumo consciente, conversar com as pessoas, perguntar se usam ou não e ensinar a como utilizar esses produtos”.


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