Propostas

Em reinauguração de escola, prefeitura lança plano para educação

Metas incluem criação de um Ideb municipal para avaliação anual do ensino

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e o secretário Artur Corrêa apresentaram ontem o Plano de Ação da Educação em 2019 em Pelotas. A exibição se deu durante a cerimônia de reinauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Marília Poliesti, no Porto.

De acordo com a chefe do Executivo, o foco das ações será buscar a melhoria no aprendizado a partir de mudanças na forma de pensar o ensino. "Estamos construindo essa transformação de dentro, conversando com nossos professores, sem esquecer de pegar exemplos que já funcionaram", comentou, destacando o Ceará, estado que atualmente detém o sexto melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do país.

É exatamente relacionada ao Ideb uma das principais novidades dentro do campo da educação no município. Será criada uma versão municipal do índice, com o objetivo de se obter, anualmente, dados atualizados sobre o andamento do aprendizado no município - o cálculo nacional por cidade é feito de dois em dois anos.

Paula destacou também projetos como o Saber em Movimento, que estimulam práticas docentes e de gestão que ressignifiquem o fazer pedagógico, contribuindo para a diminuição da evasão escolar e a distorção idade/ano tanto no início quanto no fim da vida estudantil básica.


Entenda as propostas
- Obras, reformas e ampliações das escolas
O Poder Público investe R$ 14 milhões em criação e melhorias em escolas em locais como o Barro Duro, Três Vendas, Sítio Floresta. 12 delas estão em obras e duas Emeis estão com licitação em andamento: Ivanir Dias, na Cohab Tablada, e Marechal Ignácio de Freitas Rolim, no Porto.

- Investimento em instituições assistenciais
Serão mais de R$ 5,63 milhões destinados a 14 organizações como Associação Beneficente Luterana de Pelotas (Abelupe), Casa da Criança São Francisco de Paula e Associação Pelotense Assistencial Lar Criança São Luiz Gonzaga, além de escolas especiais.

- Ações da diretoria de ensino para a educação infantil
Haverá prosseguimento da formação continuada de professores através de dez encontros até dezembro. Será feito também um estudo da Base Nacional Comum Curricular e formação de professores e funcionários com foco nos primeiros socorros, além da formação de equipes diretivas e orientadores educacionais para a construção do plano anual de prevenção à violência.

- Implantação de projetos
São sete os projetos que Prefeitura pretende implantar dentro da educação: alfabetização e letramento; saber em movimento; construindo saberes; e-jovens; criação do ideb municipal, educação empreendedora e implantação da metodologia socioemocional através do programa Compasso.

- Ações desenvolvidas em parceria com outras instituições
A Prefeitura pretende seguir com os projetos Escola da Paz, Cipave, ACT - Criando Crianças Seguras, Cada Jovem Conta e Infância Protegida.

- Gerenciamento de vagas em parceria com o Governo do Estado
Em parceria com o governo estadual, pretende garantir a implantação do tempo integral na Emef Dr. Mário Meneghetti, no Getúlio Vargas, e da iniciação agrícola e de tempo integral na Emef Maria Joaquina.

- Participação nas ações do Pacto Pelotas Pela Paz
A pasta da educação irá contribuir para o programa através do projeto Escola da Paz, que contempla as iniciativas Cipave; Prevenção da gravidez na adolescência; Cada Jovem Conta; Infância Protegida e ACT.

- Ações do desporto
O desporto realizará durante este ano, onze eventos para estimular a competição esportiva entre os jovens, entre eles os Jogos Escolares de Pelotas (Jepel) e os Jogos Abertos de Pelotas, ambos com versões para-esportivas. Seguirá também o projeto Vida Ativa.

Reinauguração
A reinauguração Emei Marília Poliesti ficou marcada pelo discurso da atual diretora, Lucimara Echeverría. Tratando o acontecimento como "um sonho realizado da comunidade", ela manteve o tom de quem cobra avanços na educação em Pelotas. "Ainda temos muitas necessidades. A estrutura física é apenas um ponto. É preciso investir, valorizar os profissionais." A instituição de ensino ficou fechada para reformas por dois anos e funcionou, durante o período, em prédio alugado. Agora está de volta às crianças da região, com 70 vagas - 15 a mais do que antes da reestruturação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministro da Educação anuncia novos secretários Anterior

Ministro da Educação anuncia novos secretários

Serpro fecha contrato com Uber para mais segurança aos usuários Próximo

Serpro fecha contrato com Uber para mais segurança aos usuários

Deixe seu comentário