Concurso

Emef Frederico Ozanan recebe premiação nacional

Projeto Decolando Rumo à uma Escola Consciente foi escolhido entre os dez melhores do País

Foto: Michel Corvello - Ascom - Ações educativas atingem os estudantes de todos os turnos

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Frederico Ozanan foi uma das dez vencedoras do concurso cultural Caminhos para a Cidadania, promovido pelo Grupo CCR, com objetivo de incentivar, valorizar e reconhecer ideias e experiências de educadores de redes municipais de todo o Brasil. O projeto premiado foi o Decolando Rumo à uma Escola Consciente, coordenado pela professora Cláudia Elisa Gasso Gill.

A professora explica que projeto surgiu em uma mostra realizada na escola, na qual foi entregue aos estudantes pesquisa com questões para serem respondidas com o auxílio da família. As perguntas tinham a intenção de realizar levantamento sobre os hábitos da comunidade em relação ao descarte do óleo de cozinha. Após a devolução dos trabalhos, a educadora solicitou que os alunos levassem o óleo de casa e, por fim, devolveu barras de sabão, feitas a partir do produto descartado. Surgiu o trabalho de conscientização sobre a reciclagem e o descarte responsável de resíduos, como o óleo de cozinha. Hoje, as ações educativas do projeto atingem os estudantes de todos os turnos e a comunidade do entorno da escola.

A partir disso, a equipe diretiva sugeriu que Cláudia fizesse a inscrição do projeto sobre o descarte correto do óleo de cozinha no concurso cultural Caminhos para a Cidadania. "Esse projeto não é somente da escola, é da comunidade, é de Pelotas", diz a professora.

Prêmios
Conforme a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), Flávia Nobre, Caminhos para a Cidadania tem o modelo pedagógico fundamentado em práticas e reflexões, sendo um curso de formação continuada para os professores e que, a partir dele, o educador tem a opção de inscrever um projeto no concurso cultural para desenvolvimento na instituição de ensino.

Ao todo, o programa recebeu a inscrição de 81 projetos. Dentre eles, 30 passaram para a última fase. No final, foram escolhidos os dez trabalhos ganhadores. Como prêmio, as escolas selecionadas receberam R$ 30 mil para investir em melhorias no desenvolvimento de suas iniciativas, além de oito encontros para mentoria até a implementação do trabalho na escola. Os educadores, responsáveis pelos trabalhos premiados, ganharam um notebook.

Cidades participantes
Conforme a coordenadora pedagógica, o programa Caminhos para a Cidadania atua em 83 municípios. Entre os dez vencedores do concurso, além do Rio Grande do Sul, outros quatro Estados foram contemplados: Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Amor independente da idade: o desafio da adoção tardia no Brasil Anterior

Amor independente da idade: o desafio da adoção tardia no Brasil

Mega-Sena terá três sorteios por semana Próximo

Mega-Sena terá três sorteios por semana

Deixe seu comentário