Vitória

Emmanuel Macron é reeleito na França

Atual presidente francês venceu Marine Le Pen e comandará o país por mais cinco anos

Divulgação -

O candidato do centro, Emmanuel Macron, de 44 anos, será presidente da França por mais cinco anos. Assim como em 2017, ele venceu em segundo turno a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, de 53 anos, que reconheceu a derrota logo após o fechamento das urnas. As projeções apontam que ele ficará com cerca de 58% dos votos.

Em seu discurso da vitória, ao pé da Torre Eiffel, no Champ de Mars, Macron ressaltou o entendimento de que parte dos seus votos vieram em um movimento para bloquear a potencial ascensão da extrema-direita no país e que buscará entender as revoltas e divergências que foram expressadas nas urnas, como votos em branco e o próprio apoio a Le Pen. O gestor ainda fez um afago em quem votou em sua adversária, dizendo que já não é mais o candidato de um lado, e sim o presidente de todos os franceses.

No discurso, Macron destacou a importância ecológica e ressaltou o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento da Europa. O presidente, no entanto, não deverá ter um período de tranquilidade após a reeleição, já que as eleições parlamentares do país ocorrem em junho e os programas propostos por ele dependem de aprovação pelo Congresso. Para isso, é essencial ter a maioria.

Entre as propostas de campanha, a mais polêmica é a reforma da previdência, com a aposentadoria saindo dos 62 para 65 anos de idade. Em troca, Emmanuel Macron prometeu reduzir impostos de empresas e alcançar o pleno emprego no país. Medidas sociais e ambientais também foram bastante reforçadas na campanha para se manter no Palácio do Eliseu.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

OMS confirma 169 casos de hepatite de origem desconhecida Anterior

OMS confirma 169 casos de hepatite de origem desconhecida

Uma oportunidade para aproveitar o espaço público Próximo

Uma oportunidade para aproveitar o espaço público

Deixe seu comentário