#DiaDaMulher
Empoderamento na rede social
Influenciadoras digitais ajudam mulheres a perceber sua importância social e servem de estímulo ao crescimento
Espaço com infinitas possibilidades de crescimento e empoderamento em praticamente qualquer área, cada vez mais as mulheres ganham destaque promovendo seus negócios pessoais na internet. Seja com vendas de produtos, mostrando seu trabalho ou dando dicas de como levar a vida, as influenciadoras digitais acabam fazendo on-line um trabalho que, além de trazer ganhos a si próprias e às marcas com quem se associam, servem de inspiração e espelho para outras mulheres. As histórias de duas delas, com sucesso nas redes, compõem o quarto capítulo da série especial que o Diário Popular publica sobre o Dia Internacional da Mulher.
O crescimento na rede veio quase que por acaso para Juliana Castro, ou @jucastromaquiagem, seu usuário no Instagram. "Eu sempre gostei de maquiagem, mas nunca pensei em fazer isso por dinheiro", confessa. Antes estudante de Educação Física, sempre teve gosto pela estética, em especial maquiagem. Fazia em si, principalmente. Começou a se tornar um trabalho quando, há cerca de quatro anos, maquiou uma amiga. Agradou e foi chamada novamente. Os R$ 120,00 ganhos em dois finais de semana colocaram uma pulga atrás da orelha. Começou a fazer maquiagem, penteados e sobrancelha por uma renda extra. Viu que o Facebook naquele momento poderia servir para divulgação e logo deslanchou. Com a ajuda de Maiara Coimbra, uma amiga, começou a trabalhar no próprio quarto.
A rede social servia já de início como espaço para dar dicas. Logo, migrou também para o YouTube, e começou a manter postagens mais fixas. Na sequência, o Instagram também entrou para sua rotina, com o Facebook sendo deixado de lado pela política de limitação de alcance orgânico das postagens. Recentemente, recebeu a placa comemorativa pelos cem mil inscritos em seu canal no YouTube. Seu crescimento fez aumentar também a demanda de clientes. Em 6 de outubro de 2017, inaugurou seu Studio, naquele momento com apenas duas salas no local de trabalho do pai. Recentemente, o local passou por ampliação e seu crescimento a ajudou a empregar outras seis mulheres, entre amigas e parentes, tornando Ju uma empresária já bem-sucedida com apenas 23 anos de idade.
Seu público é predominantemente feminino, cerca de 95%, e com idade entre 15 e 30 anos. Ela enxerga a internet como um local de crescimento das mulheres, para divulgar suas potencialidades. Quase todas suas técnicas foram aprendidas a partir de outros vídeos e experimentações. O aumento nos seguidores também foi orgânico. Baseada na própria experiência de sucesso, ela sugere que falar de truques, dar dicas curiosas e, principalmente, ser natural são as principais formas para cativar seguidores. "A palavra principal é persistência. No início, não tem muita audiência", explica, ressaltando que é importante manter constância nas postagens.
Recentemente, Ju fez o primeiro curso para aprimorar suas técnicas, e pretende seguir adquirindo conhecimentos. Além disso, oferece um curso on-line, que já teve até alunas de outros países, e outro presencial, tendo recebido inclusive pessoas de outras cidades, como Porto Alegre. Espera abrir outras filiais do salão e seguir empregando outras mulheres. A magia do digital, porém, ainda deixa ela surpresa. "Tu acabas tendo uma interação com pessoas que nunca viu na vida." O feedback é frequente, com gurias mandando vídeos imitando suas maquiagens. "É legal ver o espaço que a mulher tá tomando. Aqui em Pelotas tem muitas." Além disso, é possível umas ajudarem as outras a crescerem, sem concorrência ou qualquer rivalidade.
Tranquilidade e bom humor no cuidado com o corpo
Ana Carolina Madruga já possui um longo trabalho com estética. Modelo, princesa da Fenadoce em 2014, trabalhava com mídias sociais, em uma página de humor fitness. Há cerca de dois anos, começou a usar a própria imagem para dar dicas de treinos, alimentação e saúde no Instagram, com o usuário @anacarolinamadruga. "Eu sempre achei legal essa parte de influenciar em algo que me fazia bem", conta, dizendo que só expõe aquilo que acredita. Bem humorada em suas postagens, é acompanhada igualmente por homens e mulheres e diz que o feedback também ajuda a se empolgar para treinar.
Na opinião dela, a internet dá à mulher a possibilidade de pegar as rédeas e demonstrar seu potencial, independentemente de forma física ou estética. "As dicas que eu dou são realmente aplicadas na minha vida." Ela considera gratificante ter essa profissão e acredita na evolução do papel das influenciadoras femininas. A área fitness é, porém, de grande responsabilidade. "Nesse meio existe muita distorção", avisa, lembrando que o corpo realmente perfeito é uma ilusão. Jogo de luz, ângulos e timing alteram muito uma foto, mostrando, por vezes, algo diferente da realidade. Por isso, sempre faz questão de destacar que o treino precisa ser feito com consciência, aliado à alimentação saudável e à tranquilidade mental.
As críticas também são presentes, mas ela indica que a pessoa tente transformar em algo construtivo. O feedback é intenso e a maioria positivo, de inspiração e admiração. Aos 26 anos, diz que passa cerca de duas horas diárias na academia. "Tento mostrar que a gente não precisa abdicar de toda a nossa vida para isso." Para as mulheres, a dica é "seja uma mulher que levanta outras mulheres". Na busca por equidade, Ana lembra a importância de se impor, independentemente da área, na luta por direitos iguais.
Conheça o trabalho das gurias
@jucastromaquiagem no Instagram - Atualmente 43,6 mil seguidores
O link do canal no YouTube é bit.ly/jucastroDP - Atualmente, 114 mil inscritos
@anacarolinamadruga no Instagram - Atualmente 192 mil seguidores
Confira a série
Dia 28/2 - Ana Maria Costa, ex-professora
Sábado e domingo - Delegadas de polícia
Segunda-feira - Lisiane Lemos, executiva e ativista
Terça e quarta-feira - Juliana Castro e Ana Carolina Madruga, influenciadoras digitais
Quinta-feira - Ana Menezes, pesquisadora
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