Pandemia
Empresários locais doam itens de limpeza à Guarda Municipal
Materiais são usados na higienização das viaturas, com o objetivo de proteger os agentes contra o novo coronavírus
A Guarda Municipal (GM) de Pelotas continua atuante durante a pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus, por se tratar de um serviço essencial à população: a segurança pública. Os cuidados pessoais dos profissionais são observados, com o uso de máscaras e álcool em gel. Empresários locais têm auxiliado a Guarda nessa missão, por meio de doações.
A prefeitura disponibilizou os equipamentos de proteção individual recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como luvas, máscaras e o álcool em gel, mas toda a ajuda da comunidade é bem-vinda nesse momento, explica o comandante da corporação, Igor Bretanha.
"O fato de recebermos essas doações da comunidade é uma satisfação, um reconhecimento do trabalho da Guarda. Ficamos muito agradecidos. Os materiais nos dão mais segurança para enfrentar a pandemia, para que possamos continuar a atender a população”, disse o comandante Bretanha.
A Skenta Conveniências doou produtos de limpeza; a Curativa Farmácia de Manipulação repassou, gratuitamente, álcool em gel 70%; e a PH Produtos de Embelezamento Automotivo encaminhou materiais de higiene à Guarda Municipal. Além de ter atenção com suas fardas, lavar bem as mãos e administrar as máscaras, os profissionais mantêm as viaturas limpas, pois circulam 24h. O risco maior é nas maçanetas, câmbio e volante, que são higienizados constantemente com desinfetante e álcool 70%.
Doe produtos também
Outras empresas e pessoas que queiram fazer suas doações de produtos de higiene, ao órgão de segurança municipal, podem entrar em contato pelo telefone (53) 3283-7781 ou (53) 3223–0210.
Patrulhamento durante pandemia
Para fazer cumprir o decreto de fechamento do comércio em Pelotas, a GM atende denúncias pelo telefone 153, realiza patrulhamento e atua em Operações Integradas com as demais forças de segurança. A maior parte do comércio, que não se destina à satisfação de necessidades básicas, está fechado, com algumas exceções, por falta de informação de parte da população. “Os comerciantes vêm cooperando, e nosso trabalho é de orientação; não tivemos nenhum caso de resistência ao fechamento dos estabelecimentos que não se enquadram em serviço essencial”, conta Bretanha.
Em relação a aglomerações em via pública, nesse final de semana houve denúncias de corridas em alta velocidade de moto e som automotivo altíssimo no Distrito Industrial, próximo ao Centro de Eventos. Na avenida Bento Gonçalves, outro local em que esse tipo de movimentação é recorrente – mesmo durante as medidas restritivas –, a Guarda atua com o intento de coibir a permanência das pessoas, instruindo os cidadãos ao isolamento domiciliar.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário