Impacto do diesel em alta

Empresários pedem retomada do subsídio ao transporte coletivo

Trabalhadores já cogitam realizar paralisações se não receberem o 13º salário em dia

Jô Folha -

O final do mês pode ser marcado por paralisações dos rodoviários, em horários de pico. O possível não pagamento da metade do 13º salário até o dia 30 de novembro - como determina a legislação - é a explicação para as mobilizações que já começam a ser cogitadas entre os cerca de 500 trabalhadores. Os empresários se reuniram com a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), na terça-feira, e reivindicam a retomada do subsídio suspenso em final de agosto.

O pano de fundo às dificuldades financeiras estaria diretamente relacionado ao valor do óleo diesel, principal insumo do setor. Só nestes dois meses e meio, desde que o Executivo interrompeu o repasse de R$ 0,30 por passageiro pagante e o usuário passou a desembolsar R$ 0,50 a mais pela tarifa, o combustível acumulou reajuste de 31%. O litro saltou de uma média de R$ 4,14 para R$ 5,45.

"Fizemos a recomposição tarifária naquele momento, mas de lá pra cá, o nosso custo, só com estes aumentos do diesel, cresceu mais R$ 260 mil por mês", afirma o secretário-executivo do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), Enoc Guimarães.

O advogado, que atua há anos como representante das empresas, garante que é a primeira vez na história em que o valor do diesel está acima do preço da passagem. Em 2015, quando lançado o edital de licitação do sistema de transporte urbano de Pelotas, o litro do combustível valia R$ 2,30 e a tarifa estava fixada em R$ 2,75; 16% mais cara do que o diesel. Hoje é o inverso. "A tarifa está 17% mais barata: custa R$ 4,50 e, o diesel, R$ 5,45", destaca Guimarães.

A palavra da categoria

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pelotas, Claudiomiro do Amaral, admite a possibilidade de protestos da categoria. Ao conversar com o Diário Popular na manhã desta quarta-feira (17), lembrou que o pagamento do 13º salário - sem parcelamentos - estava previsto quando assinado o acordo coletivo. "Inclusive aceitamos pular o mês de dezembro para receber o aumento no vale-alimentação, para facilitar o pagamento do 13º", destaca.

Agora, portanto, os rodoviários exigem o cumprimento do que foi acertado. "Se não, sem dúvida, terá paralisação. Ou em início de manhã ou em final de tarde".

O que diz a prefeitura

A prefeita Paula Mascarenhas afirmou, via assessoria de imprensa, que o tema será avaliado tanto com a equipe técnica quanto com os vereadores. Ao ouvir as reivindicações dos representantes do Consórcio do Transporte Coletivo, a chefe do Executivo argumentou que a população cobra a circulação de ônibus em novos horários, que atendam à demanda, já que cresce a retomada das atividades na cidade.

Ao conceder entrevista ao DP, entretanto, o secretário-executivo do CTCP admitiu: "Atualmente, com a situação que estamos enfrentando, aumentar a oferta [de horários], significa aumentar o nosso prejuízo". No encontro, inclusive, os empresários solicitaram que o preço da tarifa possa ser revisado antes de fevereiro de 2022, para quando está programada a análise das planilhas de custos de operação.

"Precisamos buscar uma alternativa em conjunto", afirmou a prefeita Paula.

Relembre

O subsídio foi aprovado pelo Legislativo em 19 de maio deste ano. Durante quatro meses, um total de R$ 777.105,30 foi liberado pela prefeitura às empresas, como estratégia para postergar o reajuste da passagem. Na época, o Consórcio se queixava da combinação entre os repetidos reajustes do óleo diesel com o baixo fluxo de usuários ao longo da pandemia que, naquele momento, estendia-se há pouco mais de um ano.

Com o subsídio, o governo passou a pagar o equivalente a R$ 0,30 por usuário pagante. É o que volta a ser solicitado agora.

Conheça números do sistema 

- Trabalhadores: cerca de 500 profissionais
- Quilometragem mensal: Em torno de 500 mil
- Consumo de óleo diesel mensal: Aproximadamente 200 mil litros
- Folha de pagamento: representa 52% dos custos
- Usuários pagantes antes da pandemia: 76 mil por dia
- Usuários pagantes hoje: 39 mil por dia
- Preço do óleo diesel em novembro de 2020: R$ 3,21 - o litro
- Preço do óleo diesel em novembro de 2021: R$ 5,45 - o litro

 

 

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