Processo seletivo

Enem entra no segundo dia para estudantes

Ciências da natureza e matemática são o foco das questões a serem resolvidas em cinco horas

Jô Folha -

Portões fechados, hora de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. Ocorre neste domingo (11) a segunda parte do Enem, única porta de entrada para a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Após meses de estudo e ansiedade, é chegado o momento da concentração e da tranquilidade para definir o futuro.

Se na semana passada o foco era nas linguagens, ciências humanas e na temida redação, nesta segunda parte os estudantes têm como desafio responder questões de matemática e ciência da natureza em cinco horas - trinta minutos a menos que a semana passada.

E, pelo menos para o estudante Endrigo Zannine, de 16 anos, isso é motivo de alivio. Ele até achou o tema da redação interessante - "é atual e está no nosso cotidiano" -, mas tem mais facilidade com os números. A única parte do conteúdo que lhe coloca medo é eletricidade. "Não entrou muito . É um assunto muito fácil, mas até por isso eu foquei menos que nos noutros", comenta ele que faz o Enem pela primeira vez: mais um motivo para nervosismo.

Para testar
As estudantes do segundo ano do segundo grau Mariana Motta e Nicole Gallini resolveram testar o conhecimento e, principalmente, o ambiente do Enem. Por isso, um ano antes de passar pelo processo seletivo de fato, elas optarm por fazer a prova. "A gente decidiu já ir treinando, para estar habituada no ano que vem", comenta a primeira.

Segunda tentativa
Helena Gentilini, 20, e Larissa Armendaris, 18, têm o sonho de cursar nutrição e engenharia, reespectivamente. Na primeira tentativa, no ano passado, não deu. Tudo dentro do normal e elas não abaixaram a cabeça: em 2018, tentaram de novo. E o temor, assim como no caso do Endrigo, diminuiu depois da redação, na semana passada. "Ela pesa muito é sempre difícil. Tem que ser crítico", diz a primeira.

Sempre ao lado
Após acompanhar a filha Andriele até a porta do Campus 1 da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o aposentado Gladimir Silveira abriu cadeira de praia e se sentou em frente ao prédio para aguardar.
Semana passada já foi a mesma coisa, ele diz. Ficará lá, esperando a filha, até que ela termine a prova. Isso para demonstrar que está junto, nesse momento chave da vida dos jovens. "Dar apoio é importante. Tem que estar sempre ao lado", comenta, com tom de quem não está fazendo mais do que a obrigação.

Fique atento
O gabarito oficial do Enem 2018 será divulgado até quarta-feira (14) e a previsão é que o resultado seja publicado em 18 de janeiro de 2019.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dia para decidir o futuro dos estudantes Anterior

Dia para decidir o futuro dos estudantes

Pré-inscrições para o Vestibular de Verão do IFSul terminam neste domingo Próximo

Pré-inscrições para o Vestibular de Verão do IFSul terminam neste domingo

Deixe seu comentário