Educação

Engenharia Elétrica passa a ser ofertada na modalidade ead na UCPel

Matriz curricular do curso irá priorizar o uso das novas tecnologias

Divulgação -

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ofertará, a partir de 2020, o curso de Engenharia Elétrica na modalidade Ensino a Distância (EAD). Através de aulas teóricas on-line e encontros presenciais nos laboratórios, a graduação oportunizará conhecimento para desenvolver circuitos elétricos e gerenciar projetos nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia.

O profissional formado em Engenharia Elétrica é responsável por garantir a eficiência e a confiabilidade dos projetos elétricos e pode atuar em construtoras, empreiteiras, concessionárias de energia elétrica, empresas de projetos de engenharia e de telecomunicações, entre outros. Para isso, o curso iniciará abordando disciplinas específicas, que darão a percepção das funções e atribuições da profissão.

A graduação priorizará na matriz curricular as novas tecnologias, utilizando computadores e periféricos que auxiliem no entendimento do conteúdo. Além dos laboratórios físicos da universidade, os alunos ainda terão à disposição um laboratório virtual. O recurso tecnológico reproduz com fidelidade um espaço real a partir da visão em primeira pessoa. “O aluno não vai precisar estar dentro de um laboratório físico para desenvolver as experiências práticas”, explica o coordenador da graduação, professor Leandro Zafalon Pieper.

Outra prioridade do curso, que terá duração de cinco anos, será o estímulo ao desenvolvimento sustentável, através do domínio de fontes renováveis de energia. Dessa forma, segundo o professor, o curso reforçará a necessidade ambiental de consumir menos eletricidade através de disciplinas que abordarão as diferentes formas de geração de energia e a eficiência energética.

O curso oportunizará dois encontros presenciais por mês. Neles serão desenvolvidas as atividades do Projeto Integrador, um dos principais diferenciais dos cursos a distância da Católica de Pelotas. Por meio da disciplina, ministrada em todos os módulos, o acadêmico terá a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos teóricos. Além dessas experiências, ainda serão promovidas visitas técnicas e palestras com profissionais de renome na área. Inicialmente, os encontros presenciais, a cada 15 dias, serão realizados na quarta-feira, das 19h15 às 22h15.

Conforme destaca Pieper, este será o primeiro curso de Engenharia Elétrica EAD na região. Com isso, a Católica possibilitará formação superior na área para quem não dispõe de horário para frequentar diariamente uma universidade.  Com essa modalidade, o aluno ainda poderá escolher os horários e locais de estudo. “Além de uma estrutura física e virtual qualificada, o curso ainda contará com um corpo docente qualificado, em que 80% dos professores já atuam na pós-graduação”, complementa.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

IFM comemora 50 anos com concessão de título honorífico Anterior

IFM comemora 50 anos com concessão de título honorífico

Próximo

Rodrigo Maia defende abertura da economia brasileira

Deixe seu comentário