Cuidado
Entre vários buracos e duas rodas
Rua Professor Araújo foi usada pelo transporte coletivo durante as obras do corredor da Deodoro, o que danificou a pista exclusiva aos ciclistas
Paulo Rossi -
Por 12 meses, os ônibus do transporte coletivo de Pelotas que trafegavam pela Marechal Deodoro, no sentido bairro-Centro, tiveram as rotas alteradas e passaram para a rua Professor Araújo. A ciclofaixa, no canto direito da via, virou um corredor de ônibus temporário. Quando concluídas as obras da Deodoro, os veículos voltaram ao trajeto ideal. Mais de um mês depois das obras concluídas, outras ainda precisam ser feitas, como a requalificação da faixa exclusiva aos ciclistas. A Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop) garante que a via está no calendário de fevereiro da Operação Tapa-Buracos.
Após a entrega do corredor dos ônibus na Deodoro - uma das principais vias do transporte coletivo - a Professor Araújo saiu da rota dos coletivos que atendem as linhas dos bairros Três Vendas, Areal e Fragata. Em alguns trechos é difícil notar a presença de uma ciclofaixa no local. “É horrível, uma das piores da cidade”, afirma Thiago Bonini, 32, que usa a via para trabalhar. Sem faixa de sinalização, os buracos na pista tomaram conta da faixa exclusiva aos veículos de duas rodas.
Outro trabalhador que usa a ciclofaixa diariamente como rota para o trabalho é Airton Moura, 34. Em direção à praça 20 de Setembro, no trecho mais crítico, entre a Senador Mendonça e a Major Cícero, ele acaba por subir a calçada para seguir o trajeto. No último ano, enquanto os ônibus passavam pelo local, Airton mudou a rota diária e passou a utilizar a Marcílio Dias, paralela à Professor Araújo. “Precisei fazer esse desvio, estava sem condições”, conta.
De acordo com o secretário da Smop, Luiz Eduardo Tejada, o peso dos ônibus do transporte coletivo é o principal motivo para a atual situação da ciclofaixa. Os veículos pesados são inapropriados para a concretagem feita no local. “A rua não foi projetada para receber os ônibus”, explica. O alto fluxo de veículos na rua dificulta a ação da Smop, alega Tejada.
Em novembro, a via passou a integrar a lista de recuperações da Operação Tapa-Buracos. Ainda no último ano, o trecho entre a praça 20 de Setembro e a Voluntários da Pátria foi concluído, passando também por pintura e sinalização da pista exclusiva, sob responsabilidade da Secretaria de Transporte e Trânsito (SMTT). A expectativa é que ainda este mês o trecho entre a Voluntários e a avenida Bento Gonçalves seja concluído.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário