Educação

Envolvimento e integração em busca de soluções

Primeira edição do Envolve IFSul reúne alunos dos 14 campi em busca de soluções sustentáveis para o uso de água

Jô Folha -

A primeira edição do Envolve IFSul ocorreu nesta quinta-feira (13) na Reitoria do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Reunindo alunos dos 14 campi da instituição em Pelotas, a iniciativa consistia em dividi-los em sete equipes. Nelas, deveriam apresentar propostas de projetos que solucionem problemas práticos. O tema escolhido foi o plano de ação de uso sustentável da água, feito pela própria instituição para diminuir o desperdício.

Foram 180 inscrições. Através de sorteio, foram selecionados dois estudantes de cada unidade. Ao chegarem em Pelotas, foram apresentados à cidade e, posteriormente, um novo sorteio os separou em sete equipes de quatro pessoas. Era necessário apresentar sugestões e viabilidade em suas propostas, trabalhando com pessoas que recém tinham conhecido. No entanto, um grupo no WhatsApp já havia aproximado um pouco. "Quando chegaram aqui, já eram amigos", brinca o professor do Câmpus Visconde da Graça (CaVG), Ricardo Martins.

O tema, que surgiu como surpresa, foi revelado na véspera da apresentação. Os alunos tinham até as 10h da manhã de quinta-feira para terminar os projetos. A apresentação começou no início da tarde. Dentre as propostas, a maioria optou por temáticas que geram competitividade dentro das instituições ou entre os campi. A conscientização coletiva através de palestras, seminários e atividades também fez parte da maioria das propostas.

Para uma das organizadoras, a professora Elisabeth Stumpf, houve um retorno interessante. O projeto surgiu a partir de um piloto no seu campus, com o Envolve CaVG. Fez sucesso e foi expandido para toda a rede do IFSul. A questão de projetar com desconhecidos foi também visando trabalhar as diferenças. "Foi uma imersão. E eles mesmos que tiveram a ideia (de cada projeto)", relata a professora Síntia Fischer, também da organização. Os professores contribuíram apenas com a orientação de metodologia. Todo o resto, foi criatividade dos alunos.

Os projetos
Uma banca com cinco pessoas avaliava em notas de zero a cem, com diferentes quesitos. Em terceiro lugar, a equipe Acia - Aplicativo de Consumo Inteligente de Água obteve 472 pontos. Em segundo, o grupo PinkWater, com 477. O vencedor foi o grupo Metamorfose, com 490 pontos. Os outros grupos foram batizados Caçadores de Projeto, Aquarest, Os Lavos e LLEJ.

A equipe vencedora era formada por Felipe Bartz, do campus Camaquã, Josielhe Gonçalves, do campus Santana do Livramento, Isabela Ramos e Maria Castilhos, ambas do CaVG. Embora as duas últimas estudassem no mesmo local, ainda não se conheciam. Mas, todos garantem, a aproximação foi natural desde o primeiro momento e o entrosamento foi rápido para definir o projeto.

A proposta apresentou ideias que passaram, em algum momento, pelos cursos que fazem. O projeto envolvia práticas, tecnologias e conscientização. Através de um sistema de sensores instalado em todas as saídas de água, seria possível analisar a vazão e tabelar os gastos por setor, tendo maior noção de onde havia desperdício ou exagero. Assim, até mesmo vazamentos seriam identificados para criar uma prevenção. Segundo Felipe, os sensores são simples e podem ser produzidos nas unidades do IFSul.

Os resultados também ficariam expostos nos sistemas de computador de cada câmpus. No entanto, outro ponto foi tão destacado quanto o projeto planejado pelo grupo: A conscientização. "A gente viu que não existe economia sem conscientização (…) tu pode colocar o melhor equipamento que não vai adiantar", ressalta Maria. Por isso, os dois eixos da proposta de integração foram igualmente ressaltados. Com a vitória, na última semana de Felipe como aluno do IFSul, o grupo comemorou. "É um sentimento de dever cumprido", finalizou Isabela.

O reitor Flávio Nunes comemorou os resultados do evento. "A grande ideia era dar um espaço de integração", apontou. Ele acredita que era importante demonstrar que o estudante podia ter papel no melhoramento da instituição. Em sua opinião, a integração gera uma empolgação nos jovens e lhes faz darem o máximo por resultados. Analisando os sete projetos apresentados, acredita que alguns são simples e úteis, podendo vir a ser implementados. Na próxima semana, pretende reunir-se com a organização do evento e discutir essa possibilidade.

 

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