Preparativos
Equipamento de 361 toneladas será transportado de Pelotas até Candiota no domingo
O gerador de energia foi adquirido para conclusão da obra da Usina Termelétrica Pampa Sul, na região da Campanha
O gerador de energia, equipamento que será utilizado na Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski) que está sendo construída em Candiota, será transportado do Porto de Pelotas até a BR-293 neste domingo (8), por algumas ruas da cidade. Uma mega operação foi planejada para o transporte do equipamento de 361 toneladas que chegou em julho deste ano.
A rota planejada para o transporte prevê que o equipamento saia do porto, passe pela avenida Conde de Porto Alegre e pelas ruas General Osório e Marechal Floriano, até chegar na avenida Presidente João Goulart e na BR-293.
O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, detalha que a atividade deverá ser iniciada nas primeiras horas e poderá se estender durante todo o dia, envolvendo diversos profissionais. Ele alerta que poderão acontecer interrupções pontuais de energia e telefonia nas áreas em que o equipamento passará, com pronto reestabelecimento dos serviços, após a realização do transporte pelos locais. Eventualmente, também poderão ser atingidos consumidores próximos aos locais da rota planejada.
“Contaremos com o apoio de duas equipes e um caminhão da CEEE Distribuição da Regional Sul, que estarão dando suporte à operação e preparadas para, em caso de necessidade, fazer intervenções no sistema, visando à segurança do transporte e da população que mora na rota”, destaca Stamm.
Nas próximas semanas, ainda sem confirmação de data, uma operação semelhante será realizada, desta vez para transportar o transformador da Usina, equipamento de 233 toneladas. Stamm explica que a usina está sendo construída em Candiota com previsão de início de operação comercial em janeiro de 2019. Atualmente mais de 50% da obra está concluída. Os equipamentos que serão transportados nos próximos dias foram fabricados nos Estados Unidos e testados na Alemanha, em fábricas da Siemens.
Eles chegaram ao Rio Grande do Sul por meio do Porto de Rio Grande e foram transportados por uma balsa até Pelotas, evitando o transporte rodoviário em um trecho que não possui condições de trafegabilidade para equipamentos deste porte. “A UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) agradece a compreensão da população de Pelotas por possíveis transtornos que poderão vir a ocorrer”, finaliza Stamm.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário