Contratos de gestão

Escolas infantis são pedras no sapato da Educação

Secretaria tem melhor índice no cumprimento geral dos compromissos, mas repetidos atrasos em obras de Emeis comprometem

Paulo Rossi -

pr6896

EMEI Ivanir Dias, na Cohab Tablada, é uma das obras que a prefeitura tem dificuldade em concluir (Foto: Paulo Rossi - DP)

Quando se leva em consideração os números absolutos na relação entre metas prometidas e executadas até o momento, o resultado na área da Educação está acima da média entre as três principais secretarias avaliadas pelo Diário Popular, após um ano de assinatura dos contratos de gestão. No entanto, há um tema bem conhecido, anterior aos compromissos assinados em 2017 e reiterado no pacto entre prefeitura e pelotenses, que continua se arrastando: a conclusão de Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis).

Dos 22 objetivos traçados pelo secretário Artur Corrêa, 14 (63,6%) estão entregues. Oito não foram cumpridos, sendo que sete deles são construções ou reformas de escolas infantis (confira o quadro). Quatro obras continuam dentro do prazo, mas inevitavelmente deixarão de ser entregues a tempo de cumprir o acordado. Dentre as outras três - todas atrasadas -, apenas uma está em andamento. As demais tiveram seus contratos rescindidos e a expectativa é lançar nova licitação dentro de um mês.

"A Ivanir Dias (Cohab Tablada) e a Marechal Ignácio Rolim (Porto) eram responsabilidade da mesma empresa, que tinha também a Zola Amaro (Fragata), única concluída. Por não terminarem as duas, a prefeitura fez a rescisão unilateral", explica Corrêa. Segundo ele, as escolas já têm mais da metade do trabalho executado e as novas licitações estão sendo elaboradas para finalizar as obras ainda em 2018.

Entre as que estão em andamento, os atrasos são justificados pela Secretaria também por dificuldades com as empresas vencedoras das licitações. Caso, por exemplo, da Emei Herbert José de Souza, no Pestano, em que a empreiteira se retirou - a mesma que iniciou a UPA Bento Gonçalves -, o que obrigou o município a assinar uma nova ordem de serviço com outra empresa.

Por outro lado, no entanto, oito Emeis prometidas no contrato de gestão saíram do papel e estão prontas: Adayl Bento Costa (Santa Terezinha), Dyrio Gorgot (Fátima), José Lins do Rego (Cruzeiro), Monteiro Lobato (Simões Lopes), Oswald de Andrade (Barro Duro), Paulo Freire (Dunas), Érico Veríssimo (Navegantes II) e Zola Amaro (Fragata). "Também é importante destacar que todas as 89 escolas da rede municipal têm internet e todos os alunos receberam uniformes escolares de inverno e verão, que logo serão renovados", completa a diretora de Ensino, Loreni Peverada.

Esporte
Com relação às atividades esportivas, o diretor de Desporto e Lazer, Sérgio Ferreira, diz que se ampliou de 1,8 mil para 2,5 mil o número de pessoas envolvidas no projeto Vida Ativa, somando 57 núcleos de atividades físicas, esporte e dança para crianças, jovens e adultos. "Estamos buscando junto ao Ministério do Esporte R$ 1,5 milhão para investir em melhorias na Praça Palestina, instalando equipamentos e quadras públicas. A nossa proposta foi selecionada pelo governo federal e agora estamos elaborando o projeto", diz o diretor. Ainda não há prazo para conclusão do processo.

metas-educacao

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Do ônibus para o hospital, de novo Anterior

Do ônibus para o hospital, de novo

Bombeiros localizam segundo corpo no desabamento em São Paulo Próximo

Bombeiros localizam segundo corpo no desabamento em São Paulo

Deixe seu comentário