Luto

Especialistas indicam destino correto quando ocorre morte de pet

Por lei, enterro do bichinho em quintal ou outro terreno é ilegal, e pode gerar sanções

Foto: Volmer Perez - DP - Na hora da despedida, cremação é uma saída indicada

Cada vez mais os animais domésticos se tornam uma companhia no dia a dia, e muitas vezes, esse animalzinho acaba sendo tratado como se fosse mais um membro da família. Por isso, é tão doloroso para um tutor ter que lidar com a perda desse bichinho, fazendo deste um momento muito difícil, e as complicações que provêm deste período incluem, por exemplo, o destino do corpo do pet.

De acordo com a médica veterinária Caroline Lunkes, a escolha pela finalidade incorreta dos restos mortais dos animais é um problema antigo em Pelotas. "A maioria dos tutores optam por enterrar no próprio pátio ou em terreno baldio, o que todo mundo sabe que não é o ideal", aponta. A veterinária diz que o destino mais correto para os corpos dos bichinhos é a cremação, mas entende que por conta dos custos que envolvem este método, muitas pessoas não têm condições de pagar. "Também, uma das empresas que a gente (clínica) paga mensalmente para coletar lixos cortantes e lixos biológicos, que toda clínica produz, agora mandou e-mail anunciando que vão fazer coleta também de corpos de bichinhos já mortos", cita Caroline. Na avaliação da veterinária, provavelmente, o destino destes pets também é a cremação.

De qualquer modo, a maneira de proceder frente à morte do animalzinho, é procurar pela destinação correta em serviços públicos, cemitérios especializados ou empresas específicas. Em Pelotas, uma das empresas que faz este trabalho é a Angelus Pet. Segundo a responsável pelo crematório, Adriane Pires, o projeto nasceu da demanda da própria população que solicitava o do trabalho de conformação do luto feito pela empresa também abrangesse seus pets.

O que fazer com o corpo?

Adriane diz que logo após a notícia do óbito do pet, sempre acaba surgindo uma preocupação relacionada ao destino que o tutor vai dar àquele corpo. É importante que se entenda que os procedimentos tomados com animais não se distanciam do que é feito com as pessoas. "Seguindo os mesmos passos do que acontece com os humanos, os pets já dispõe de cemitérios e serviços de cremação em um grande número de cidades do País. Essa alternativa tem se popularizado cada vez mais devido à consciência do destino adequado do corpinho quanto da necessidade de simbolizar a morte e oferecer um direcionamento digno aos nossos pets", assegurou.

Prefeitura não oferece o serviço

Segundo o secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, a Prefeitura não oferece o serviço de recolhimento do animal, ficando a cargo de cada tutor o correto tratamento e destino do corpo do animal. Ele diz que o Município cobre "Apenas as mortes que ocorrem no canil e gatil municipal, então os animais são enviados para o HCV da UFPel, que possui contrato com empresa terceirizada que realiza o recolhimento e destino correto".

Os animais não podem ser enterrados em pátios, terrenos ou outros locais públicos e privados sem licenciamento ambiental para tal. Tal ação poderá ser enquadrada nos artigos 61 e 62 do decreto Nº 6.514, de 22 de julho de 2008 que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, estabelece o processo administrativo federal para apuração destas infrações, e dá outras providências.

Escolha digna

Em dezembro, a Negrinha, cachorrinha do irmão de Fernanda Albuquerque Vaz, sofria com um problema cardíaco que se agravou. Ela era o bichinho de estimação do irmão de Fernanda e já estava com 14 anos. A mulher conta que quando veio a notícia do óbito não foi fácil encarar, principalmente por se tratar da perda de alguém tão amado pela família. Eles, então, conversaram juntos e decidiram pelo crematório, já que era o meio mais correto e digno de se despedirem do animal. "Há muito tempo ansiava por um crematório aqui para dar um caminho digno e correto aos restos mortais dos pets", afirmou.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mesmo com pacotes mais caros, hábito de viajar segue em alta Anterior

Mesmo com pacotes mais caros, hábito de viajar segue em alta

Padre Wilson Fernandes assume a Catedral Metropolitana Próximo

Padre Wilson Fernandes assume a Catedral Metropolitana

Deixe seu comentário