Educação

Estado divulga nesta sexta relação de alunos e de escolas da rede estadual

Em Pelotas são 4.518 alunos dos primeiros anos dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico inscritos à rede pública de ensino

Jô Folha -

Nesta sexta-feira (29) será divulgada no site wwww.educacao.rs.gov.br a relação com os nomes dos 4.518 alunos dos primeiros anos dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico inscritos à rede pública de ensino (municipal e estadual) e as escolas para onde foram designados. De 2 a 14 de janeiro o período será de inscrições a transferências de escolas, do segundo ao nono ano do Fundamental. As matrículas para os demais devem ser feitas nas próprias escolas, de 20 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018.

As inscrições foram feitas de 6 a 30 de novembro, no site, na Central de Matrículas, Secretaria Municipal de Educação (Smed) e 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), no caso das famílias sem acesso à internet, explica a coordenadora do Estado na Central de Matrículas, Márcia Tillmann. Este ano iniciaram ingresso na rede pública as crianças de quatro anos, do Pré A, que não existia no sistema e era feito apenas nas escolas. No site poderia somente a partir dos seis anos.

De acordo com a coordenadora, é obrigação do Estado e município colocarem as crianças nas escolas, mas não necessariamente na que as famílias desejam. A orientação da Central de Matrículas é de que os pais façam a inscrição nas escolas designadas para garantir a vaga e depois peçam transferência, para tentar a mudança. Os pedidos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e outros anos do Técnico não passam pela Central de Matrículas.

Não existe proibição na transferência do aluno em tempo algum, mas a orientação é de que deve ser evitada, pois isso pode acarretar prejuízo aos estudantes. Durante a greve dos professores, 50 alunos foram transferidos para instituições estaduais que não aderiram ao movimento ou para municipais. As escolas fizeram adaptações de currículos, mas foi bem difícil o processo, comenta.

Em decorrência da mobilização que durou mais de três meses, cada escola está tendo um calendário individual para recuperar o tempo perdido. Em função disso, o ano letivo de 2018 se inicia em 26 de fevereiro nos educandários que não fizeram greve.

Nos demais, as datas serão diferentes e ainda não estão definidas. Nas escolas municipais, conforme o secretário Arthur Corrêa, as aulas também se iniciarão em 26 de fevereiro. Apenas as rurais têm autorização para começar um ou dois dias antes.

JF_018quadro9

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mesmo com obras, escassez de água persiste Anterior

Mesmo com obras, escassez de água persiste

Buscas por jovem desaparecido na Lagoa dos Patos serão retomadas nesta sexta-feira Próximo

Buscas por jovem desaparecido na Lagoa dos Patos serão retomadas nesta sexta-feira

Deixe seu comentário