Pandemia
Estado recebe 59 pedidos de reconsideração das bandeiras do Distanciamento Controlado
Classificação preliminar aponta 18 regiões com risco epidemiológico alto, ou seja, 90% ficariam em bandeira vermelha
Divulgação -
O Governo do Estado recebeu 59 pedidos de reconsideração da classificação preliminar da 11ª rodada do Distanciamento Controlado. Municípios e associações regionais tinham até as 6h deste domingo (19) para formalizar os recursos.
A partir de agora, os dados e justificativas apresentados serão analisados para que, na segunda-feira (20), o Gabinete de Crise tome a decisão e divulgue o mapa definitivo que irá vigorar a partir de terça (21).
Nesta rodada, o Estado atingiu o maior número de bandeiras vermelhas desde o início do Distanciamento Controlado, em 10 de maio. Conforme o mapa divulgado na sexta-feira (17), 18 regiões foram classificadas com risco epidemiológico alto da Covid-19. As duas restantes – Bagé e Pelotas – ficaram com bandeira laranja (risco médio).
Na semana passada, foram 63 pedidos de reconsideração após a divulgação do mapa preliminar do Distanciamento Controlado. Em 5 de julho, 37 pedidos. No dia 28 de junho, o total chegou a 67 e, em 21 de junho, primeira vez que o Estado abriu a instância recursiva, foram 30 solicitações.
A mudança na região de Pelotas
Além de melhora em indicadores, como a variação semanal do número de novas hospitalizações e de confirmados em leitos clínicos, um fator que teria sido decisivo para o retorno da região de Pelotas para a bandeira laranja teria sido o credenciamento de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Bagé, que faz parte da Macrorregião Sul - informa a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS).
A prefeitura vai analisar as diretrizes da bandeira e avaliar o cenário para decidir sobre novas medidas a serem adotadas nos próximos dias.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário