Alerta

Estomizados reivindicam melhor atendimento

Nesta quarta-feira, representantes irão se reunir com a secretária Ana Costa para expor a situação

Paulo Rossi -

Parte dos filiados da Associação dos Estomizados, Familiares e Amigos de Pelotas (Assofam) esteve reunida na Casa dos Conselhos para reivindicar melhorias no atendimento prestado pelo Programa de Assistência a Estomizados e Continentes, que até então era considerado o melhor do Estado pelos cerca de 400 usuários de bolsas. Mas a falta de pessoal no apoio da única especialista do Centro de Especialidades tem gerado fila e atraso no atendimento. Conforme os associados, somente os pacientes novos conseguem consulta.

Sérgio Rogério Bichet Pinto, 54 anos, é estomizado há seis anos e está há um sem ser avaliado pelo programa. “Sem bolsa eu não sou ninguém”, desabafou. Ele ressalta que recebem treinamento dos enfermeiros para a reposição das bolsas, mas as consultas são necessárias. Outra paciente se diz preocupada, pois caso tenha um sangramento, não tem a quem recorrer.

Em janeiro deste ano o presidente da associação, César Ricardo Lima, enviou um ofício à Secretaria de Saúde alertando sobre a situação. “Mas como até o momento nada foi providenciado, resolvemos colher assinaturas dos associados e garantir assim um melhor atendimento.” A lista com mais de 120 nomes deve ser entregue em reunião marcada para quarta-feira (28) com a secretária Ana Costa, com cópia ao Conselho de Saúde e à Câmara de Vereadores. Lima lembrou ainda que este mês faltaram oito itens na lista de material repassado pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diminui o tempo de análise dos PPCIs Anterior

Diminui o tempo de análise dos PPCIs

Próximo

Sanep divulga agenda de corte entre os dias 26 e 28 de março

Deixe seu comentário