Tráfego

Estrada da Granja recebe melhorias

Prefeitura diz que o trabalho de alargamento da pista e a limpeza da vegetação devem melhorar o trânsito e a drenagem no local

Jô Folha -

A movimentação de máquinas retroescavadeiras na Estrada da Granja provocou estranhamento dos moradores da região no último final de semana. Operários da prefeitura com retroescavadeiras trabalharam em obras que ampliaram a largura em trechos da pista e reduziram as valas laterais usadas para o escoamento de água. Além do acesso às residências, a via também é caminho para chegar às históricas charqueadas.

A reportagem esteve no local enquanto o trabalho era finalizado e ouviu de funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) que a intervenção tem o objetivo de melhorar o trânsito e qualificar a drenagem. No entanto, quem vive na região acredita que o resultado pode ser o contrário.

“Fizeram o alargamento e jogaram a terra para dentro das valetas que são justamente o que impede a água de tomar conta da estrada quando chove mais forte. Sem isso, na primeira chuva deve ficar ainda pior transitar por aqui”, reclama a veterinária aposentada Beatriz Vargas, 61. Ela diz que manutenções, apesar de bem-vindas, são raras. As mais recentes teriam sido feitas a pedido de quem promove eventos nas charqueadas. A bronca dos moradores inclui ainda possíveis danos à mata nativa, já que para tornar o leito da pista mais largo as máquinas estariam derrubando a vegetação marginal.

Para o secretário da Ssui, Jeferson Dutra, o trabalho no local faz parte de um cronograma de cuidados periódicos em estradas do tipo. Os operários têm feito o serviço aos sábados devido à necessidade de utilizar maquinário que, durante a semana, é ocupado em outras atividades de limpeza urbana. O secretário afirma ainda que o objetivo é evitar água acumulada sobre a pista e tornar possível a circulação de dois veículos simultaneamente, sem que isso envolva qualquer prejuízo ambiental.

“Não foram atacadas árvores nativas. Retiramos apenas arbustos que estavam invadindo a pista, inclusive deixando alguns pontos dela muito estreitos e que permitiam a passagem de apenas um veículo por vez”, justifica. Conforme Dutra, no próximo final de semana a obra estará concluída.

Pavimentação no horizonte
Para resolver os problemas dos buracos, poeira e barro que tanto incomodam os moradores da região e qualificar o acesso às charqueadas, as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) e de Planejamento e Gestão (Seplag) pretendem consolidar em 2018 a ideia de pavimentar a Estrada da Granja.

Segundo o secretário Fernando Estima, da Sdet, a intenção é que o piso de terra dê lugar a paralelepípedos durante toda a extensão da via. Para isso, seria reaproveitado o material de ruas da cidade que recebem requalificação asfáltica. Uma delas é a Marechal Deodoro, que possui uma camada de pedras logo abaixo do asfalto. “Temos ainda recurso de uma emenda de R$ 500 mil para usarmos em obras de drenagem e iluminação. Tudo isso irá valorizar aquele sítio histórico e incentivar o turismo”, afirma.

Apesar de ter a proposta em mente, a Seplag ainda não tem o projeto pronto. O secretário Paulo Morales diz que até o momento só foi feito o levantamento topográfico, mas que a prefeitura não recebeu a conclusão. Segundo ele, é cedo para estabelecer quando será possível colocar a proposta no papel e executá-la.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estudantes de algumas escolas estaduais passarão o verão em aula Anterior

Estudantes de algumas escolas estaduais passarão o verão em aula

Hospital Espírita celebra 69 anos em atividade Próximo

Hospital Espírita celebra 69 anos em atividade

Deixe seu comentário