Greve
Estradas começam a ser liberadas na região
Após dez dias de paralisação, trabalhadores iniciam liberação de rodovias
Gabriel Huth -
Após dez dias de greve, praticamente todos os pontos de bloqueio foram liberados pelos caminhoneiros nas estradas da região. A liberação vem ocorrendo com apoio do Exército Brasileiro na extensão da BR-116 entre Porto Alegre, Tapes, Camaquã, São Lourenço do Sul, Turuçu, Pelotas e Rio Grande
A ação do órgão foi definida por conta do clima de tensão que pode ocorrer no momento em que os manifestantes liberam as pistas. A liberação começou no quilômetro 427, em Cristal, onde já não há mais bloqueios para nenhum tipo de veículo. Também já estão liberados os quiômetros 9, 26 e 29, em Rio Grande; o 62 e o 526, em Pelotas; e o 123, em Canguçu. No quilômetro 400 da 116, em Camaquã, aos poucos os caminhoneiros estão dispersando e liberando a passagem de outros colegas. Ainda há paralisação no Posto PanAmericano, no quilômetro 655, em Jaguarão.
A mobilização teve início no dia 21 de maio e tem como motivação o constante aumento no preço dos combustíveis - que não acompanhou o preço pago pelo frete. A greve, que resultou em desabastecimento de diversas cidades, também fez com que o presidente Michel Temer (MDB) definisse por reduzir o preço do diesel em R$ 0,46 - as partir do valor cobrado no início dos protestos. A diminuição corresponde ao percentual incidente de PIS-Cofins e Cide sobre o combustível.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário