Projeto

Estudantes da UFPel criam plataforma para auxiliar cuidadores

Plataforma 'Observatório Cuidativo Virtual' pretende fornecer apoio aos cuidadores familiares da cidade

Parceria feita entre estudantes de Engenharia da Computação, Enfermagem e de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promoveu a criação do Observatório Cuidativo Virtual (OCV), plataforma que visa fornecer apoio e proporcionar saúde aos cuidadores familiares da cidade de Pelotas.

A ideia foi do recém formado Engenheiro da Computação pela UFPel, Leandro Bresciani das Neves. O objetivo é promover contato e troca de informações entre cuidadores através do armazenamento de seus dados e da divulgação de informações relevantes à sua profissão.

O Observatório faz parte do projeto de extensão “Um Olhar sobre o Cuidador Familiar”, feito por estudantes e professores, entre eles a professora responsável pelo projeto, Stefanie Griebeler Oliveira, e a estudante de Enfermagem Silvia Francine Sartor. Na primeira etapa, foram realizados questionários com os cuidadores através de visitas domiciliares feitas pelos estudantes. No momento, os dados recolhidos estão sendo repassados à plataforma, assim como reportagens, artigos e informações que podem ser úteis aos cuidadores.

A plataforma possui conteúdo multimídia, como vídeos e artigos sobre cuidados paliativos, além de divulgação do trabalho da Unidade Cuidativa de Pelotas e demais atividades ligadas ao tema. 

É possível obter mais informações e participar do projeto através da plataforma e da página no Facebook da Unidade Cuidativa de Pelotas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Exposição coletiva 'Bazarte' no Ágape chega à 8ª edição Anterior

Exposição coletiva 'Bazarte' no Ágape chega à 8ª edição

Sistema das Agências FGTAS/Sine apresentam instabilidade Próximo

Sistema das Agências FGTAS/Sine apresentam instabilidade

Deixe seu comentário