Apoio
Estudantes da UFPel já dispõem de ônibus alternativos
Segundo semestre letivo de 2018 é marcado pelo início do funcionamento do transporte de apoio para o Campus Capão do Leão
Jô Folha -
O segundo semestre letivo de 2018 da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) teve início ontem. As atividades acadêmicas irão até dezembro, com aulas até o dia 15. Após o término das aulas, serão realizados os exames até o dia 22. Assim, o semestre contará com os cem dias letivos, conforme o Calendário Acadêmico da Instituição. A grande novidade desse segundo semestre é o começo da circulação do transporte alternativo para o Campus Capão do Leão, uma antiga e forte reivindicação estudantil.
Cerca de 17 mil estudantes de graduação são esperados para essa volta às aulas. Aproximadamente mil são calouros, e 2,5 mil são alunos dos cursos de pós-graduação, nos níveis de especialização, mestrado e doutorado.
Os estudantes do segundo semestre do curso de Licenciatura em Letras - Português e Espanhol, Carla Vargas e Giales Rutz, contaram que houve muita movimentação de pessoas no Campus Anglo, mas foi fácil se achar por lá. Um mural no corredor mostrava as salas de aula de cada curso.
Transporte de apoio
O 2018/2 é marcado, principalmente, pelo início do transporte gratuito, antiga reivindicação dos estudantes. Neste primeiro dia de aula, às 7h, os ônibus de apoio para o Campus Capão do Leão começaram a circular, com capacidade para 46 passageiros sentados e 15 em pé. R$ 1,4 milhão foi investido na aquisição de dez ônibus, e a previsão é de que dois terços da demanda sejam supridos por eles.
A frota é própria da Instituição para o transporte de seus estudantes, que devem apresentar a carteirinha da UFPel ou o atestado de matrícula acompanhado de documento oficial com foto ao embarcar. Os ônibus estão autorizados a realizar apenas paradas para embarque e desembarque em locais da própria Universidade, previamente divulgados.
Os horários dos ônibus de apoio e os locais de paradas estão disponíveis no site da UFPel (http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/).
Opinião dos estudantes
A estudante de Biotecnologia (curso localizado no Campus Capão do Leão), Izadora Peter Furtado, aprovou os novos ônibus de apoio. "Confortável e muito mais rápido que os outros", disse. A única reclamação é quanto aos locais de parada no centro da cidade, que são poucos.
Os alunos do Campus Anglo que já utilizaram a nova frota também aprovaram. Elem Luz, estudante de Letras, achou bom e afirmou que a "estrutura é boa". Juan Lima e Frantchescole Cardoso, da Engenharia de Materiais, consideram o transporte uma "boa alternativa". Eles afirmaram que os horários são bons, já que coincidem com os horários das aulas. A segurança também foi um ponto levantado, e Juan afirmou que agora é "mais seguro" utilizar o transporte, que, diferente dos ônibus de linha da cidade, entra no Anglo para buscar os alunos.
A reclamação dos estudantes do Campus Anglo é a mesma: os ônibus do transporte alternativo lotaram nesse primeiro dia de aula. Em horários de pico, como às 12h, houve muita procura, o que acabou deixando os ônibus lotados.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário