Desenvolvimento

Estudantes gaúchos desenvolvem aplicativo voltado à sustentabilidade

Com o invento, jovens de escola estadual conquistaram premiação em olimpíada nacional

Estudantes da escola estadual Otávio de Souza, localizado no bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre, desenvolveram o projeto de um aplicativo destinado a ensinar o usuário a diminuir os danos ambientais com soluções caseiras simples, que podem reduzir o custo de contas de luz e água, por exemplo, beneficiando a economia familiar.

Com o protótipo do app Empreendimentos Sustentáveis, os alunos conquistaram o terceiro lugar na Olimpíada Nacional de Aplicativos (Onda), organizado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Eles receberam a premiação no Laboratório de Estudos Avançados Multidisciplinares, no Polo da Universidade Aberta do Brasil, em Gramado.

Gabriele Sparremberger, Pedro Braga e Nathan Castiglio, foram os estudantes do segundo ano da Otávio de Souza que representaram a escola na competição. “Entramos na cara e na coragem e fomos evoluindo muito. Hoje penso em entrar em outros projetos porque vejo que podemos chegar muito longe”, diz Gabriele.

Nos menus do app Empreendimentos Sustentáveis, o usuário pode conhecer, por exemplo, soluções para a produção de microenergia eólica, como funciona o processo de captação de energia com painéis solares e como captar água da chuva e de poços artesianos. Como o app premiado ainda está em fase de construção, em breve ele será disponibilizado ao público. 

O professor de Química e orientador do projeto, João Paulo dos Santos, acredita que o incentivo à produção de materiais tecnológicos traz consequências positivas para os alunos: "A gurizada fez um baita trabalho e nunca pensou em desistir. O objetivo agora é tentar realizar projetos com mais alunos”, completa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Empresas brasileiras fecham negócios de US$ 516 milhões na China Anterior

Empresas brasileiras fecham negócios de US$ 516 milhões na China

Pesquisas potencializam cultivo e qualificam exploração econômica do butiá Próximo

Pesquisas potencializam cultivo e qualificam exploração econômica do butiá

Deixe seu comentário