Imunização
Estudantes podem se vacinar contra caxumba na UFPel
Equipe da Secretaria de Saúde continua a aplicar Tríplice Viral também nas UBSs e no Centro de Especialidades
Equipe da Secretaria de Saúde (SMS) continua a vacinar os estudantes e servidores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) contra a caxumba. Na Universidade Católica (UCPel) e no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), que também eram pontos de surtos da doença, a aplicação da dose da Tríplice Viral já foi concluída. A informação é da assessoria de imprensa da prefeitura.
Nas universidades, as faculdades de Enfermagem montaram seus próprios cronogramas para aplicação da Tríplice Viral, que imuniza contra caxumba, sarampo e rubéola, devido à confirmação de vários casos de aparecimento de caxumba.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Centro de Especialidades continuam a disponibilizar a vacina aos usuários do sistema público de saúde nos casos em que é necessário atualizar a imunização.
Pessoas com idades entre um e 49 anos devem se certificar de que estão em dia com a vacinação, para evitar a doença - para quem nunca se vacinou, a imunização é indispensável. Os menores de 20 anos necessitam de duas doses da Tríplice Viral. Para quem tem mais de 20, uma dose é suficiente.
A caxumba ocasiona febre, inchaço nas laterais do pescoço (intumescimento daglândula parótida) e dificuldades para engolir, porque a área incha externa e internamente.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário