Encontro

Evento discute influência digital e empreendedorismo feminino

Promovido pela ACP, workshop que ocorre hoje receberá oito influencers para conversar sobre mercado digital

Foto: Carlos Queiroz - DP - Theia Bender, organizadora do evento, e Larissa Vieira, assessora de comunicação da ACP


Por Vitória de Góes
[email protected]

O número de mulheres empreendedoras vem crescendo nos últimos anos. No Brasil, segundo pesquisa do Sebrae com dados do IBGE, no último trimestre de 2022 eram 10,3 milhões à frente do próprio negócio, representando 34,4% dos empreendedores no País. Tendo essa perspectiva, cada vez mais o público feminino tem se unido para discutir tendências do mercado e técnicas de crescimento. Nesta quinta-feira (1º), em Pelotas, ocorre o workshop "Mulheres Empreendedoras: Marketing de influência para pequenos negócios", com objetivo de promover o conhecimento desse público sobre a área digital.

O evento, organizado pela Associação Comercial de Pelotas (ACP), conta com a participação de oito convidadas que são referência na consolidação de trabalhos através da internet. O encontro, aberto também para não associadas, será no Palácio do Comércio, na Sede da ACP, a partir das 19h.

A organizadora, Theia Bender, explica que a instituição tem realizado ao longo do ano eventos voltados para o empreendedorismo feminino, sendo que esse será o quinto somente em 2023 e já é previsto mais um para agosto. "Estamos sempre procurando temas que agreguem no profissional dessas mulheres, buscamos saber as necessidades delas e trazer temas atuais."

Para a escolha das influenciadoras digitais, foi pensado em representantes da região que produzem conteúdo para diferentes públicos, com assuntos que variam entre turismo, gastronomia, moda e lifestyle. A ideia é dar um panorama de como funciona esse mercado, desde o trabalho das agências especializadas em conectar influenciadores com o empreendedor, até no que consiste essa ocupação - produção de conteúdo, público alvo, diferença entre influência e propaganda.

As inscrições foram encerradas ontem, um dia antes do evento, com 80 vagas preenchidas. De acordo com a assessoria, inicialmente seriam 50 vagas, mas com a alta procura foi necessário aumentar esse número. A recomendação é ficar atenta às redes sociais da ACP para garantir a participação nos próximos workshops.

Mulheres ocupando novos espaços
Theia Bender comenta que, assim como no parâmetro nacional, o empreendedorismo feminino tem crescido exponencialmente em Pelotas. Segundo ela, a pandemia foi um fator que alavancou esse processo, já que muitas pessoas perderam seus empregos e precisaram se reinventar.

"As mulheres estavam dentro de casa, muitas vezes fazendo coisas que já eram rotina, então viram que isso poderia ser um negócio e que dava certo. De uma necessidade, houve um grande movimento e um empurrão para empreender", relata. Theia diz que essa questão foi perceptível através dos congressos e feiras anuais voltados para esse grupo que, após o período de isolamento social, mais que triplicaram no número de participantes e interessadas.

Esse movimento também é sentido dentro da Associação. Se até algum tempo atrás a diretoria era composta majoritariamente por homens, hoje as representações estão quase igualitárias: de 26 pessoas dentro da diretoria, 12 são mulheres. "É um grande avanço, a gente tem ocupado espaços mesmo com algumas barreiras, umas ajudam as outras e aos poucos as instituições têm percebido que as mulheres têm capacidade para empreender."

Programação

19h - Recepção com happy hour/coquetel

19h30min - Início das rodadas de conversa; mediadora: jornalista Taís Barreto
Renata Motta (Orbe Comunidade Criativa) e Julie Orestes (Juna Influência) falam sobre marketing de influência e contato com influenciadores

20h15min - Muriel Aldrighi (CEO e Criadora do TPPelotas), Tanara Hormain (Jornalista, fotógrafa e criadora de conteúdo), Maria Eduarda Ribeiro (Influenciadora digital de beleza e lifestyle), Juliana Bast (Influenciadora digital e criadora de conteúdo sobre moda, beleza e autoestima responsável), falam sobre produção de conteúdo, tendências e contato com marcas

21h15min - Daiane Lima (Paperico Papelaria) compartilha experiência de colaboração com uma marca que trouxe bons resultados para seu negócio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Taim chega a 63 aves mortas e um funcionário tem sintomas gripais Anterior

Taim chega a 63 aves mortas e um funcionário tem sintomas gripais

Turismo se prepara para superar números de 2022 durante Fenadoce Próximo

Turismo se prepara para superar números de 2022 durante Fenadoce

Deixe seu comentário