Solidariedade

Evento irá atrair doadores de medula óssea

No dia 21, representantes do hemocentro estarão no saguão da UCPel recolhendo cadastro de voluntários

Preenchimento de uma ficha, dez mililitros de sangue e alguns poucos minutos. Isso é tudo que é necessário para realizar um cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e se tornar candidato a salvar uma vida como doador. Para facilitar mais ainda, a Liga Acadêmica de Imunologia Clínica da UCPel estará no dia 21, das 14h às 18h, no próprio saguão da universidade, efetuando fichamento de novos doadores junto ao hemocentro, com apoio do laboratório Antonello. O cadastro será realizado no saguão de acesso pela rua Dom Pedro II, e eventuais voluntários que não tiverem vínculos com a universidade adentrarão normalmente como visitantes.

Segundo uma das organizadoras do evento, Bianca Raatz da Silva, doadores de medula óssea nunca são demais e a chance de que um novo doador encontre um receptor compatível em um primeiro momento é de 88%. Uma extensa lista de nomes no Redome é importante porque, por se tratar de um procedimento cirúrgico, muitas vezes o doador, quando contatado como compatível, desiste de colaborar.

Sobre as expectativas com a realização do evento, Bianca comenta: “às vezes, no dia a dia, é muito difícil se cadastrar como doador, apesar da boa intenção. Nós tentamos oportunizar algo acessível, rápido, em um ponto que é caminho para muitas pessoas, para conseguir o máximo de doadores possível”. Ela relembra também que, tão importante quanto se cadastrar como doador, é manter os dados de contatos atualizados junto ao Redome, já que o chamado para doação pode acontecer até 20 anos depois do cadastro.

Restrições
Por doença, são impedidos de doar apenas portadores de Aids/HIV e outras doenças autoimunes, portadores do vírus das Hepatites B e C, e alguns casos de câncer e diabetes. Entretanto, existem exceções, e a orientação é de que todos que tiverem interesse em se tornar doadores procurem o evento no dia 21, onde serão devidamente informados quanto à possibilidade de participar ou não.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Semeadura do arroz no RS já passa de 80% Anterior

Semeadura do arroz no RS já passa de 80%

Receita paga nessa sexta-feira restituições do 6º lote do Imposto de Renda Próximo

Receita paga nessa sexta-feira restituições do 6º lote do Imposto de Renda

Deixe seu comentário