Prêmio
Exemplos de solidariedade
Evento destacou pessoas e instituições que apoiaram ações sociais em 2019
Paulo Rossi -
O auditório externo do Colégio Pelotense recebeu neste domingo (22) à tarde, pela segunda vez, a realização do Prêmio Preta G de Destaques do Ano de 2019, promovido pela Anjos e Querubins. O evento foi criado, segundo o presidente da ONG Ben Hur Flores, para agradecer a todos os que se envolveram durante o período em ações sociais, seja instituições, empresas ou Poder Público.
Cerca de 50 parceiros foram lembrados pela organização do evento. Cada um deles, em maior ou menor grau, apoia iniciativas capazes de salvar vidas. "Quando o jovem enxerga alguém da comunidade na mídia, por exemplo, percebe que também pode alcançar isso. Muda suas atitudes e transforma o sonho em realidade", comenta Flores.
Preta G, que dá nome ao prêmio, trilhou esse caminho. Conseguiu largar as drogas para se dedicar ao rap. "Ela perdeu tudo e conquistou novamente através da música, cantando a sua história", avalia o presidente da ONG. A jovem que combatia o preconceito e lutava em favor dos oprimidos serve como exemplo de superação.
Onze anos após sua morte, Daine de Oliveira Alves - ou Preta G - tornou-se também nome de rua no bairro Getúlio Vargas. A placa foi instalada neste fim de semana, uma conquista oriunda da primeira edição do evento, no ano passado, onde a proposta foi reivindicada. O projeto de decreto legislativo foi apresentado pela vereadora Daine Dias (PSB).
Reconhecimento
O tema para 2019 foi valorização e preservação da vida de crianças e jovens através da educação. Em uma das falas mais emocionantes da tarde, a diretora pedagógica da Associação Escola Louis Braille, Ana Berenice Reis, declarou ao receber o prêmio: "Esta homenagem é a mais importante da minha vida".
Falou ainda que, durante mais de 50 anos dedicados à Educação, nenhuma outra homenagem recebida teve o mesmo sabor. "A ONG Anjos e Querubins é o projeto de um ideal, um sonho. Enquanto a arte e seu campo fértil vencer, a educação conseguirá fazer parte do cotidiano de todos", comentou.
Outro momento de destaque foi quando Glauco CNR subiu ao palco. O rapper e irmão de Preta G se sensibilizou com a homenagem. "A correria do rap é importante para essa molecada não desanimar, puxando todos para o lado do bem. Vou levar o nome da Preta para todo lugar", disse.
O evento contou ainda com diversas apresentações artísticas, como a abertura que reuniu a Orquestra Anjos e Querubins e a Orquestra Municipal. Somaram-se integrantes da Orquestra Estudantil Areal. "Foi a primeira vez de todos juntos. É uma honra. A ONG salvou muitos jovens em situação de vulnerabilidade social", disse a coordenadora e professora de música, Lys Ferreira, ligada à Escola do Areal.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário