Atrações culturais
Expectativa é de bom público na Fenadoce
Com o fim da greve dos caminhoneiros, organização e lojistas esperam por corredores movimentados neste primeiro final de semana da feira
Paulo Rossi -
Em meio à crise vivida no país, reflexo das paralisações dos caminhoneiros, a 26ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce) chega ao primeiro final de semana em Pelotas. Com a entrada gratuita aos visitantes nos primeiros dois dias, a movimentação é considerada satisfatória e, para muitos lojistas, acima da expectativa. Neste fim de semana, uma das apostas está nas atrações culturais, com destaque para o show de Jorge e Mateus no domingo (03).
O clima de desconfiança dos lojistas, com a dificuldade de chegar a Pelotas e montar os estandes, parece revertido, e o horizonte é de esperança. Além dos shows e dos tradicionais doces de Pelotas, a Fenadoce tem a movimentação comercial, com praticamente todos os estandes já ocupados pelos lojistas, e especialmente neste fim de semana atrações com atividades físicas - no sábado, o Pavilhão Auxiliar terá o Festival Roller Sesc, com demonstrações de profissionais e aulas para o público em geral.
Para o prefeito da Fenadoce, Renan Sampaio Martinez, a expectativa para o fim de semana é positiva. "Notamos que os problemas na montagem dos estandes já amenizou, então optamos por começar a cobrança das entradas já nesta sexta-feira. Também já acalmou a greve dos caminhoneiros e a resposta do público tem sido satisfatória", analisou.
Como os dois primeiros dias foram atípicos, com a abertura gratuita dos portões, não há uma estimativa de número de público para o fim de semana, nem de quantas pessoas compareceram nos três primeiros dias. No entanto, para a organização e lojistas, o público agrada.
Lojistas com esperança
Apesar das dificuldades para ingressar na feira - muitos estandes foram instalados apenas na quinta-feira, segundo dia de evento -, a expectativa dos lojistas para este fim de semana é de comparecimento do público.
A loja de Margla Hoffmeister, vinda de Novo Hamburgo, comercializa bolsas e calçados. Ela e as funcionárias tiveram problemas para chegar em Pelotas. "Tivemos que organizar um comboio de sete a oito vans para conseguir passar pelas barreiras", conta. Apesar dos percalços, ela demonstra confiança para o fim de semana. "Na quinta-feira o movimento já foi bom, pelo fato de terem liberado a entrada gratuita. Talvez fosse positivo manter por mais um dias assim, mas de qualquer forma temos a expectativa da presença do público e de conseguir boas vendas", pondera.
Entre os doceiros, o clima otimista é praticamente unanimidade. Mesmo com a conjuntura negativa para os primeiros dias, o público surpreendeu. "Por causa da greve a gente tava apavorado, mas até que vimos uma boa movimentação nos três dias. Pro fim de semana a esperança é que o pessoal venha, visite a feira e aproveite os doces", falou Cristiane Ruas, proprietária de uma doceria.
No setor destinado à Agricultura Familiar, o discurso é mais variado. Edgar Fioresi montou estande pela primeira vez na Feira e gostou da movimentação até o momento. "Os primeiros dias foram muito bons e esperamos ainda mais para este fim de semana", afirma. Por outro lado, Gessi Marlene Finatto, funcionária e mãe do proprietário de uma loja que vende produtos panificados artesanais, demonstra maior ceticismo.
Pelo segundo ano eles vêm à Fenadoce, de Barros Cassal, cidade do centro do Estado. Conseguiram chegar na cidade apenas na madrugada de quinta-feira. Para valer a pena a vinda a Pelotas, a estimativa é ter que vender cerca de R$ 12 mil . "O medo é não conseguir chegar a esse valor", comenta Gessi. No entanto, a movimentação é considerada boa, dadas as circustâncias e a expectativa é de melhora para o fim de semana.
Confira a programação cultural:
Sábado (02/06)
Palco Principal - apresentações de dança
11h - grupo Art-Dance
12h20min - Studio de Dança Thomas Marinho
13h40min - Academia Corpo e Dança
15h - Cia de Dança Tavane Viana
Palco Central - musical
16h30min às 21h - Bemol 4, Tom Neves, Paulinho Martins e Semba Prá Yayá.
Cidade do Doce - musical
14h30min Don Jones e Play Machine Band
16h - Celso Krause
17h30min - Sond'Alma Trio
19h - Uai Tchê
20h30min - Tangueria
Palco Estância Princesa do Sul - música e dança tradicionalista
13h30min até pós 21h - Sandro Madruga e Matheus Timm, CTG Os Farrapos, Flor In'Canto, CTG Minuano, Alci Vieira Junior, DTG Caminhos da Tradição.
Domingo (03/06)
Abertura dos portões às 21h - o primeiro show nacional da Feira, com a dupla sertaneja Jorge e Mateus
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário