Resgate

Exposição na UFPel reforça memória do movimento estudantil

Mostra feita por estudantes de Museologia traz a história de lutas e realizações no contexto local, nacional e latino-americano

Foto: Carlos Queiroz - DP - Lutas contra ditaduras no Brasil e América Latina, são alguns dos temas expostos

Como parte de um trio de disciplinas de expografia, alunos do curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) inauguraram nesta quinta-feira (10) uma exposição que resgata a história da atuação do movimento estudantil nos contextos de Pelotas, Brasil e América Latina. A mostra ficará disponível até o dia 23, junto à biblioteca do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

Segundo a estudante Carolina Tenotti, do 7º semestre, a opção pelo tema se deu quando os alunos notaram que, em algum momento de suas vidas acadêmicas, todos se depararam com o movimento. A ideia, então, trazer fatos que vão além do senso comum, mas também passando por manifestações públicas, assembleias e outros pontos. Até mesmo a documentação de diversos eventos foi obtida, através do Núcleo de Documentação Histórica (NDH), da UFPel.

O papel dos estudantes no contexto político, como as lutas contra ditaduras no Brasil e América Latina, são expostos. Há cartazes, banners, memórias de pichações e até um painel com arte feita pelos alunos. Para Guilherme Sirtoli, um dos responsáveis pela mostra, além de tirar o senso comum de "baderna e balbúrdia", o projeto ajuda a demonstrar a ligação de Pelotas com as lutas sociais. Já a aluna Claudia Celente aponta que, ao longo das pesquisas, várias informações chegaram até com surpresa, como a descoberta de que só após um protesto de alunos a Casa do Estudante, da própria UFPel, passou a permitir o acesso de mulheres.

Digitalização
Além do breve roteiro passando por diversos cenários, uma das partes da exposição conta com QRCodes que permitem baixar livros e assistir trailers de filmes citados. O professor Diego Ribeiro ressalta o caráter didático que acabou tendo a mostra, pois é feita por um público que não acompanhou momentos de luta mais intensa, como a ditadura, e será visto também pelos jovens que transitam no local.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

IFSul realiza exposição para a conscientização dos cuidados animais Anterior

IFSul realiza exposição para a conscientização dos cuidados animais

Campanha de Multivacinação busca aumentar a cobertura vacinal no País Próximo

Campanha de Multivacinação busca aumentar a cobertura vacinal no País

Deixe seu comentário