Retomada

Falta de CPF vira barreira para as aulas

Aulas virtuais no Estado dependem da migração dos alunos, mas muitos não têm o documento exigido durante o processo

Carlos Queiroz -

A primeira fase de retomada das aulas da rede estadual, que será virtual, iniciou nesta segunda-feira (1º). Nessa primeira quinzena do mês de junho, a Secretaria de Educação (Seduc) estará incluindo alunos e professores no novo ambiente, porém algumas escolas tiveram uma surpresa, pois esse cadastro é feito pelo CPF do estudante e muitos deles ainda não possuem o documento.

A titular da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5CRE), Alice Maria Szezepanski, explica que essa migração para a plataforma deveria acontecer de forma automática através do ISE - sistema utilizado pela rede. Entretanto, muitos alunos não tinham seu CPF preenchido ali. Agora, as escolas terão que organizar-se para deixar a ficha do aluno completa, já que o número do registro de pessoa física é obrigatório para acessar as aulas. “Mesmo não sendo um documento obrigatório para matrícula ele estava ali para ser preenchido”, alerta Alice. A coordenadora salientou que o documento precisa ser do aluno - o dos responsáveis não é válido para esta situação. Porém, ela garante que a maioria dos educandários estão com os documentos em dia e poucas terão um pouco mais de dificuldade. “Mas terão essa primeira quinzena para se organizar”, completa.

A escola estadual de ensino fundamental Dr. Francisco Simões conta com 275 alunos. Desses, 70 não possuem CPF. Desse modo, o educandário começou a entrar em contato com os responsáveis e solicitar a confecção do documento, porém muitos disseram não ter acesso à internet para realizar o procedimento, nem os R$7,00 cobrados pelos Correios na hora do pedido. Diante dessa situação, a comunidade escolar ficou sabendo que durante a pandemia o CPF pode ser feito gratuitamente através do site da Receita Federal. Então, de acordo com a diretora Wania Gonçalves, a escola está organizando mutirões para que o documento seja feito diretamente da escola. “Estamos dividindo por anos para não haver aglomeração”, garante.

No Colégio Cassiano do Nascimento, mesmo com mais de mil alunos, a situação é diferente. Conforme explica a vice-diretora Mônica Moreira, são poucos os estudantes que não possuem o documento. Para resolver a situação desses, a equipe se divide e todas as segundas-feiras as portas do educandário estarão abertas para auxiliar na confecção via internet. “Se precisar vamos agendar para não correr o risco das aglomerações”, adianta. A escola já vinha mantendo-se aberta para realizar a entrega de materiais aos que não tem acesso à internet, “e assim se manterá”, garante Mônica. Mesmo tendo até o meio do mês para encaminhar a documentação e acessar ao novo ambiente virtual, o Cassiano pretende finalizar essa etapa até o fim desta semana.

O retorno da rede estadual em Pelotas

Desde esta segunda, ocorre a preparação das atividades que seguirão sendo encaminhadas aos alunos. Em seguida, eles terão três dias para realizar a entrega. Na Seduc, iniciou a inclusão dos estudantes e docentes no ambiente virtual, que reproduzirá o ambiente escolar, inclusive o espaço de recreação e biblioteca. O novo ambiente também funcionará off-line, ou seja, quem não tiver acesso poderá retirar - ou a escola fará a entrega - as mesmas atividades. 

Quando se trata do último ano dos cursos técnicos o direcionamento muda, pois os alunos precisam finalizar o estágio obrigatório para conquistar o diploma. Então, a partir do dia 15 eles irão iniciar as aulas presenciais. Os que trabalham com seres vivos terão as turmas divididas, obedecendo os protocolos de saúde. Os que não lidam diretamente com vidas irão obedecer a bandeira do seu município. Em caso de sinalização amarela ou laranja, as turmas serão divididas. Se a bandeira for vermelha ou preta o grupo seguirá com as aulas suspensas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cartórios de notas realizam serviços por videoconferência Anterior

Cartórios de notas realizam serviços por videoconferência

Obras são retomadas no Grande Hotel Próximo

Obras são retomadas no Grande Hotel

Deixe seu comentário