Gestão
Famurs lança prêmio Boas Práticas na Azonasul
Secretários e prefeitos estiveram reunidos para da premiação, que já condecorou iniciativas da região
Gabriel Huth -
Foi lançado, na manhã desta terça-feira, na Azonasul, o terceiro prêmio Boas Práticas da Famurs. O concurso reconhece iniciativas dos governos municipais que são exemplos de práticas para outras cidades implementarem e aproveitarem ideias que dão certo. Neste ano, serão 10 áreas reconhecidas e as prefeituras têm até o dia 26 de abril para fazer a inscrição no site da entidade que representa todos os municípios gaúchos.
Na terceira edição do concurso, municípios integrantes da Azonasul já foram destaques nos primeiros dois prêmios (veja quadro). Neste ano, serão reconhecidas iniciativas em 10 áreas. Cada município pode inscrever-se em até cinco temas e apenas um em cada área. O prêmio é dividido entre agricultura, assistência social, comunicação social, cultura/turismo e lazer, educação, fazenda, meio ambiente, saúde, segurança pública e mobilidade urbana/trânsito.
O terceiro prêmio Boas Práticas é organizado pelo departamento de cultura, educação e esporte da Famurs. O diretor da área, Itamar Chagas, foi o responsável por apresentar o projeto aos secretários e prefeitos presentes. “Uma das principais características avaliadas serão a aplicabilidade e a replicabilidade da ideia em outros municípios”, disse.
A novidade da terceira edição é a categoria segurança pública. Apesar de ser constitucionalmente responsabilidade dos Estados, diversos municípios implementam medidas em áreas como educação e assistência social que refletem nos índices de segurança das cidades. O resultado será conhecido no 39º Congresso dos Municípios do Rio Grande do Sul, marcado para os dias 18 e 19 de junho em Bento Gonçalves.
Premiado
O prefeito em exercício de Pelotas, Idemar Barz (PTB), foi um dos chefes municipais presentes na reunião. Foi durante o governo Paula Mascarenhas (PSDB) e Idemar que Pelotas foi reconhecida na categoria comunicação com o melhor projeto do Estado com a campanha Seja Doce com Pelotas. A proposta, ainda em andamento, tem como objetivo deixar a cidade mais limpa.
“O prêmio é muito importante. Reconhece as boas iniciativas e incentiva que o trablho seja replicado em outros lugares”, manifestou Idemar. O atual presidente da Azonasul, o prefeito de Capão do Leão, Mauro Nolasco (PT), também manifestou que sua administração, desde o início, busca se inspirar em ideias reconhecidas no prêmio. “Apesar do momento ruim que vivem os municípios, de dificuldade financeira”, ponderou. Participaram também o prefeito de Arroio Grande, Luis Henrique Pereira da Silva (PP), e o prefeito de Herval, Rubem Dari Wilhelnsen (PSDB).
Destaques nas premiações passadas
-
1º Prêmio
- Saúde
Pelotas - Rede Bem Cuidar
- Trânsito
Aceguá - Aceguá educando para um trânsito melhor
-
2º Prêmio
- Comunicação Social
Pelotas - Seja Doce com Pelotas - Ajude a manter a cidade limpa
- Trânsito
São Lourenço do Sul - Transporte Escolar 100% Seguro
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário