Publicação

Favelas brasileiras sob o olhar de pesquisadoras da UFPel

Professoras Adriana Portella, de arquitetura e urbanismo e Gisele Pereira, de turismo, analisaram os efeitos das obras das Olimpíadas e da Copa do Mundo nas favelas do Rio e de Porto Alegre

Uma percepção diferente das favelas de Porto Alegre (RS) e do Rio de Janeiro (RJ). A visão de seus moradores a respeito dos impactos causados por megaeventos no Brasil, como as Olimpíadas de 2016 e a Copa do Mundo de 2014, contada a partir de professores de turismo e arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Essa é a proposta do livro Olhares da Favela, das professoras da UFPel Adriana Portella e Gisele Pereira. O lançamento está marcado para a próxima quinta-feira, 1º de março.

As professoras e alunos da universidade visitaram a avenida Tronco, em Porto Alegre, e o Morro da Providência, Vila Autódromo e o Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, com o objetivo de explorar a riqueza arquitetônica das favelas no Brasil, espaços muitas vezes marginalizados pelo poder público e pela academia. Para isso, os pesquisadores foram até as fontes principais do assunto, os próprios residentes das favelas, com uma questão em mente: quais os impactos causados pelos megaeventos sediados pelo Brasil?

A resposta, conta a professora Adriana Portella, foi negativa - nenhum impacto positivo foi sentido pelos moradores. "Esse foi o resultado porque as olimpíadas e a copa do mundo não foram feitas visando a população de baixa renda", explica Portella. Para chegar até esta e outras respostas sobre as favelas, a pesquisa contou com importante financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que possibilitou a viagem do grupo até os locais de pesquisa e a impressão do livro.

O livro de 342 páginas é espelhado: a primeira parte está escrita em português e a segunda traz o mesmo conteúdo mas em versão traduzida para o inglês. O lançamento será no dia 1º de março, às 18hrs, na editora da UFPel (antiga cervejaria da Brahma), rua Benjamin Constant, 1071, bairro Porto. Cópias impressas serão vendidas no local por R$ 30,00 e a versão online e gratuita da obra será disponibilizada em e-book no mesmo dia. "A ideia é que assim, o livro atinja as pessoas que entrevistamos no Rio e em Porto Alegre e também os estudantes da universidade", acrescenta Portella.

Adriana Portella, professora da Faculdade da Arquitetura e Urbanismo da UFPel, divide a autoria do livro com Gisele Pereira, professora de turismo na UFPel e doutora em hospitalidade, lazer e gestão de turismo pela Oxford Brookes University. Além das duas autoras, o projeto possui contribuição de duas professoras e outras duas graduandas, as quatro da UFPel, ligadas aos cursos de turismo e arquitetura e urbanismo, além de autores internacionais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo do Estado e IFSul fazem parceira para reformar rede elétrica das escolas Anterior

Governo do Estado e IFSul fazem parceira para reformar rede elétrica das escolas

Chuva de granizo atinge Canguçu Próximo

Chuva de granizo atinge Canguçu

Deixe seu comentário