Expectativa
Final do Freio de Ouro promete muita emoção
Alto nível dos animais, premiação em dinheiro e anúncio da prova pela primeira vez na Europa integrarão o encerramento do ciclo neste ano
A evolução da raça crioula vem sendo demonstrada ano a ano nas pistas, especialmente durante o ciclo do Freio de Ouro, que tem a sua final entre os próximos dias 21 e 25 deste mês, na Expointer. Ao todo, 98 animais, 49 fêmeas e 49 machos, se habilitaram a disputar o pódio. Foram avaliados aspectos como inteligência, temperamento e resistência. O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, Francisco Fleck, afirma que o nível dos animais que participaram das semifinais foi excelente, o que gera uma expectativa positiva para a final.
Fleck destaca que as pontuações foram altas e também houve um recorde no número de animais que estiveram nas classificatórias, mais de 500 exemplares. “Em todo o ciclo, contando desde o início das credenciadoras, mais de mil animais participaram para chegar aos finalistas”, informa, lembrando que estarão em Esteio os dois campeões do ano passado. A égua Independência do Espigão vai defender o seu título e o cavalo JA Libertador tentará conquistar o tricampeonato, o primeiro da história do Freio de Ouro.
Crioulo na Europa
O presidente da ABCCC anuncia que também ocorrerá neste ano, durante as provas em Esteio, a oficialização do lançamento da primeira edição do Freio de Ouro da Europa. A prova ocorrerá em uma versão reduzida das que ocorrem no Brasil, e será em Verona, na Itália, no início de novembro, durante a tradicional Feira Cavalli.
“O Freio de Ouro já é uma prova internacional que, junto com as classificatórias e credenciadoras ocorridas em países vizinhos, passa a ter agora uma prova na europa”, sinaliza Fleck, destacando que o Freio de Ouro, além de ser a grande ferramenta de seleção utilizada pela ABCCC, está servindo para internacionalizar a equitação gaúcha e o cavalo crioulo. “Passamos a ter esta prova criada no Sul do Brasil a ser realizada também na Europa”, finaliza.
Neste ano, uma das novidades da competição é a premiação de R$ 200 mil que será distribuída entre os oito ganhadores: fêmeas e machos Freio de Ouro, Freio de Prata, Freio de Bronze e Freio de Alpaca. Os dois trios de jurados já foram definidos e anunciados pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT). Na categoria Fêmeas, a atribuição de notas ficará a cargo de André Luiz Narciso Rosa, Federico Argüelles e Rodrigo Albuquerque Py. Enquanto na divisão Machos, o trio responsável será composto por Eduardo Móglia Suñé, Luis Rodolfo Machado e Luciano Corrêa Passos.
Confira a programação
- Dia 21, quarta-feira
12h - Término da entrada dos animais do Freio de Ouro
14h às 15h - Exame de admissão Freio de Ouro (Fêmeas)
15h às 16h - Exame de admissão Freio de Ouro (Machos)
- Dia 22 de agosto
8h30min - Morfologia do Freio de Ouro (Fêmeas)
13h30min - Morfologia do Freio de Ouro (Machos)
- Dia 23 de agosto
7h - And./ Figura/ VSP/ Esb. (Fêmeas)
Cont. And./ Figura/ VSP/ Esb. (Machos)
- Dia 24 de agosto
8h - Prova de Mangueira - 1ª fase (Fêmeas e Machos)
14h - Prova de Campo - 1ª fase (Fêmeas e Machos)
- Dia 25 de agosto
12h30min - Solenidade de abertura do Freio de Ouro
13h - Prova de Mangueira - Fase final
14h45min - Prova Bayard/ Sarmento - Fase final
15h50min - Prova de Campo - Fase final
17h - Entrega de prêmios - Freio de Ouro
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário