Expectativa

Final do Freio de Ouro promete muita emoção

Alto nível dos animais, premiação em dinheiro e anúncio da prova pela primeira vez na Europa integrarão o encerramento do ciclo neste ano

A evolução da raça crioula vem sendo demonstrada ano a ano nas pistas, especialmente durante o ciclo do Freio de Ouro, que tem a sua final entre os próximos dias 21 e 25 deste mês, na Expointer. Ao todo, 98 animais, 49 fêmeas e 49 machos, se habilitaram a disputar o pódio. Foram avaliados aspectos como inteligência, temperamento e resistência. O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, Francisco Fleck, afirma que o nível dos animais que participaram das semifinais foi excelente, o que gera uma expectativa positiva para a final.

Fleck destaca que as pontuações foram altas e também houve um recorde no número de animais que estiveram nas classificatórias, mais de 500 exemplares. “Em todo o ciclo, contando desde o início das credenciadoras, mais de mil animais participaram para chegar aos finalistas”, informa, lembrando que estarão em Esteio os dois campeões do ano passado. A égua Independência do Espigão vai defender o seu título e o cavalo JA Libertador tentará conquistar o tricampeonato, o primeiro da história do Freio de Ouro.

Crioulo na Europa
O presidente da ABCCC anuncia que também ocorrerá neste ano, durante as provas em Esteio, a oficialização do lançamento da primeira edição do Freio de Ouro da Europa. A prova ocorrerá em uma versão reduzida das que ocorrem no Brasil, e será em Verona, na Itália, no início de novembro, durante a tradicional Feira Cavalli.

“O Freio de Ouro já é uma prova internacional que, junto com as classificatórias e credenciadoras ocorridas em países vizinhos, passa a ter agora uma prova na europa”, sinaliza Fleck, destacando que o Freio de Ouro, além de ser a grande ferramenta de seleção utilizada pela ABCCC, está servindo para internacionalizar a equitação gaúcha e o cavalo crioulo. “Passamos a ter esta prova criada no Sul do Brasil a ser realizada também na Europa”, finaliza.

Neste ano, uma das novidades da competição é a premiação de R$ 200 mil que será distribuída entre os oito ganhadores: fêmeas e machos Freio de Ouro, Freio de Prata, Freio de Bronze e Freio de Alpaca. Os dois trios de jurados já foram definidos e anunciados pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT). Na categoria Fêmeas, a atribuição de notas ficará a cargo de André Luiz Narciso Rosa, Federico Argüelles e Rodrigo Albuquerque Py. Enquanto na divisão Machos, o trio responsável será composto por Eduardo Móglia Suñé, Luis Rodolfo Machado e Luciano Corrêa Passos.

Confira a programação

- Dia 21, quarta-feira
12h - Término da entrada dos animais do Freio de Ouro
14h às 15h - Exame de admissão Freio de Ouro (Fêmeas)
15h às 16h - Exame de admissão Freio de Ouro (Machos)

- Dia 22 de agosto 
8h30min - Morfologia do Freio de Ouro (Fêmeas)
13h30min - Morfologia do Freio de Ouro (Machos)

- Dia 23 de agosto
7h - And./ Figura/ VSP/ Esb. (Fêmeas)
Cont. And./ Figura/ VSP/ Esb. (Machos)

- Dia 24 de agosto
8h - Prova de Mangueira - 1ª fase (Fêmeas e Machos)
14h - Prova de Campo - 1ª fase (Fêmeas e Machos)

- Dia 25 de agosto
12h30min - Solenidade de abertura do Freio de Ouro
13h - Prova de Mangueira - Fase final
14h45min - Prova Bayard/ Sarmento - Fase final
15h50min - Prova de Campo - Fase final
17h - Entrega de prêmios - Freio de Ouro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Semana em Defesa dos Direitos das Gestantes encerra com alerta Anterior

Semana em Defesa dos Direitos das Gestantes encerra com alerta

Próximo

Prefeitura alerta para mudanças no trânsito em trechos da cidade

Deixe seu comentário